DDS Online

CQC e CCQ o que isso tem em comum?

Com grande audiência e prestígio, amado e odiado por muitos o CQC Custe o Que Custar teve grande repercussão na televisão brasileira, mas o que isso tem a ver com CCQ Círculo de Controle da Qualidade?

Tem tudo a ver, pois os CCQ´s são círculos de reuniões que buscam a qualidade total custe o que custar.

Criado por Kaoru Ishikawa, Tókio, Japão, defendia a tese que as pessoas deveriam ser responsáveis por conscientizar-se e propor melhorias em suas atividades, e, deveriam ter um mínimo de conhecimento sobre ferramentas da qualidade.

Consiste em reuniões periódicas para ilustrar dificuldades em nível de produtividade e qualidade, pois a demanda e concorrência exige um produto ou serviço com qualidade e quantidade a níveis aceitáveis.

Essas reuniões podem acontecer em horário de expediente ou fora dele, é formado por grupo homogêneo (nível hierárquico e setor), ou heterogêneo (diversos funcionários e áreas). Envolvendo em maior escala os executivos, empresários, gerentes e gestores.

O CCQ passa a ter ênfase no Brasil nas décadas de 70 e 80 se tornando uma prática e ferramenta gerencial para soluções de problemas dos mais diversos tipos. O objetivo dessas reuniões é colocar em pauta os assuntos que cada um traz buscando melhorar o desempenho das empresas em caráter operacional e com isso reduzir os conflitos trabalhistas, pois funcionário satisfeito vai produzir mais e melhor.

É formado por um pequeno grupo, em média de 5 a 12 pessoas que se reúnem voluntariamente e com regularidade, identificando, analisando e propondo soluções para os problemas de qualidade e de produção. Em suma é eleito um coordenador para que seja um elo com a direção da empresa.

CQC e CCQUma recompensa é sugerida ao grupo quando há soluções das questões discutidas, como uma forma de reconhecimento do trabalho e resultados obtidos.

Os assuntos tratados devem ser registrados em uma ata de reunião com todos os detalhes discutidos. Cada membro deve pesquisar e propor melhorias para os pontos que foram abordados durante a reunião. O grupo deve receber treinamento em caso de assuntos novos ou necessidade de reciclagem das informações.

É importante lembrar que esse grupo é voluntário, portanto as discussões são democráticas, não devendo haver constrangimento ou humilhação e sim buscar melhorias práticas na área de qualidade, inclusive com o uso de ferramentas da qualidade, é interessante que os envolvidos conheçam tais ferramentas.

É uma ferramenta que não exige muito, separar um tempo para discutir melhorias, traz grandes resultados para a empresa e para a segurança, bem-estar e qualidade de vida dos funcionários.

A Qualidade é um fator de Excelência seja o que for que estiver executando.

“Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine”. I Corínthios 13:01.

Fica um convite para as empresas que ainda não desenvolveram CCQ´s em sua empresa, em um período de grande competitividade, consumidores cada vez mais críticos, com a difusão em larga escala de Gestão da Qualidade e capacitação e aperfeiçoamento dos colaboradores para um produto final de melhor qualidade e retorno garantido.

Você está aqui: Home Categorias Qualidade CQC e CCQ o que isso tem em comum?