DDS Online

Sistema de Gestão Integrada. Misture essa ideia

Atualmente, para uma atuação sistêmica completa da Gestão do Sistema da Qualidade - SGQ é necessário envolver os demais sistemas (SGSSO, SGA E SGRS), ou seja, o SGI - Sistemas de Gestão Integrados.

A relação do SGQ – Sistema de Gestão da Qualidade com o SGA – Sistema de Gestão Ambiental.

A norma internacional e nacional de certificação do SGA é a ABNT NBR ISO 14001 e tem como principal objetivo a identificação dos Aspectos gerados pelas atividades e pelos ambientes nas organizações e a implantação de medidas para reduzir ou mitigar os impactos que o processo produtivo irá causar ao meio ambiente.

As normas, em geral, são independentes e voluntárias, isto é, a implantação não é obrigatória sob o ponto de vista da legislação, porém, o cumprimento das legislações referentes aos sistemas de gestão é obrigatório, e a existência dos sistemas de gestão nas organizações contribuem para que haja o monitoramento e a gestão no sentido de fazer com que todas as leis em vigor sejam cumpridas, desta forma, não há multas ou interdições que possam ameaçar o sucesso sustentado das organizações e empresas independente do seu porte.

A relação do SGQ – Sistema de Gestão da Qualidade com o SGSSO – Sistema de Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional.

A norma Internacional de certificação do SGSSO é a OHSAS 18001 e a norma OHSAS 18002:2008 trata das diretrizes para a implantação da SGSSO.

A sigla OHSAS significa: O-Occupational, H-Health and S-Safety A - Assessment S – System, ou seja, Sistema de Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional.

Ambas têm como principal objetivo identificar e mapear os perigos existentes nas atividades produtivas, avaliar o grau de risco destes perigos para, então, priorizar as ações que serão implementadas para reduzir o potencial de causar acidentes ao trabalhador e às partes interessadas que acessam ao meio ambiente.

Cabe ressaltar que o meio ambiente citado pela norma OHSAS 18001 ou a norma ABNT NBR 18801 refere-se ao interior dos limites da organização, isto é, com o foco no ambiente de trabalho, onde o colaborador exerce as suas atividades produtivas.

Quando se tratam das condições de segurança do meio ambiente de trabalho, como, por exemplo, o nível de ruído, iluminamento, calor ou frio, umidade relativa, organização do ambiente de trabalho, tais questões estão previstas no requisito 6.4 da ABNT NBR ISO 9001, e no requisito 6.6 da norma ABNT NBR ISO 9004, onde se acrescentam as regras de segurança e orientação e uso do equipamento de proteção individual, fatores psicológicos, incluindo carga de trabalho e estresse, higiene, limpeza e vibração.

A relação do SGQ – Sistema de Gestão da Qualidade com o SGRS – Sistema de Gestão da Responsabilidade Social.

A norma internacional de certificação é a SA8000, a sigla SA significa Social Accountability.

Com base em normas internacionais sobre direitos humanos e no cumprimento da legislação local referente, a SA8000 busca garantir direitos básicos dos trabalhadores envolvidos em processos produtivos.

A norma nacional de certificação do SGRS é a ABNT NBR 16001, portanto, reconhecida somente no Brasil e tem como diferença básica a ênfase na relação com todas as partes interessadas, tem maior sinergia com outros sistemas de gestão, enquanto a norma SA 8000 enfatiza a relação com trabalhadores e fornecedores e tem menor sinergia com outros sistemas de gestão – SGI.

Além destas duas normas, a ISO - International Organization for Stantardization lançou a norma ISO 26000, que não é uma norma de certificação, e sim de diretrizes.

Da mesma forma, como as normas ISO 14001 e a OHSAS 18001, as normas de SGRS estão diretamente relacionadas com o SGQ. A norma SA8000 está mais ligada às condições trabalhistas, portanto, mais relacionada às normas OHSAS 18001 e ABNT NBR ISO 9004, enquanto as normas ABNT NBR 16601 e a ISO 26000 estão mais relacionadas às normas ABNT NBR ISO 14001 e a ABNT NBR ISO 9004, que tem o foco no desenvolvimento sustentável.

Você está aqui: Home Categorias Administração e Escritório Sistema de Gestão Integrada. Misture essa ideia