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Reuniões da CIPA, como administrá-las

NR5 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

DO OBJETIVO

5.1 a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

O processo eleitoral observará as seguintes condições:

 publicação e divulgação de edital, em locais de fácil acesso e visualização, no prazo mínimo de 45 (quarenta e cinco) dias antes do término do mandato em curso;

 inscrição e eleição individual, sendo que o período mínimo para inscrição será de quinze dias;

 liberdade de inscrição para todos os empregados do estabelecimento, independentemente de setores ou locais de trabalho, com fornecimento de comprovante;

 garantia de emprego para todos os inscritos até a eleição;

 realização da eleição no prazo mínimo de 30 (trinta) dias antes do término do mandato da CIPA;

 realização de eleição em dia normal de trabalho, respeitando os horários de turnos e em horário que possibilite a participação da maioria dos empregados;

 voto secreto;

 apuração dos votos, em horário normal de trabalho, com acompanhamento de representante do empregador e dos empregados, em número a ser definido pela comissão eleitoral;

 guarda, pelo empregador, de todos os documentos relativos à eleição, por um período mínimo de cinco anos.

A CIPA realiza reuniões ordinárias mensais, de acordo com um calendário preestabelecido, e durante o expediente normal da organização. Todas as reuniões têm atas assinadas pelos presentes com encaminhamento de cópias para todos os demais membros.

 Comissão de Eventos

Atribuições

- Manter a mentalidade prevencionista entre os funcionários, através da utilização de recursos audiovisuais (informativo CIPA, painéis, e-mails etc)

- Promover, executar e divulgar as atividades especiais da CIPA, como a organização da SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho)

 Comissão de Inspeção de Ambientes de Trabalho

Atribuições

- Manter o programa de inspeção de segurança nos diversos locais de trabalho e elaborar os relatórios de inspeção

- Acompanhar a execução das propostas de segurança, aprovadas pela CIPA, e encaminhadas à administração

 Comissão de Investigação de Acidentes

Atribuições

- Investigar acidentes, a fim de levantar as causas e as circunstâncias em que ocorreram, bem como suas consequências, para propor medidas corretivas e preventivas.

Algumas dicas para tornar as reuniões uma ferramenta de gestão eficiente.

• Composição eclética

• Reuniões com pautas fixas

• Criar gestão de projetos

• Criar comissões para solucionar cada tipo de problema

• Cronograma de atividades anual

• Marketing da Comissão

• Dar feedback aos problemas e sugestões propostas

• Treinamentos diferenciados para equipe

• Agir de forma analítica

• Mantenha a organização

Por mais óbvio que possa parecer, o que mais atrapalha um bom trabalho de uma CIPA é a falta de organização. Isto pode ser resolvido com um(a) boa(bom) secretário(a). É de extrema importância manter as Atas atualizadas, os planos de ações bem acompanhados, convocar todos os membros dentro dos prazos, organização de pautas de reunião, livro de acompanhamento de ações providenciadas, previstas ou em aberto. E ainda tornar fácil o acesso a informações não apenas para os membros da comissão, bem como para os diferentes interessados.

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