Cuidado com a higiene em bebedouros

A água é um fator imprescindível para a sobrevivência humana e de qualquer ser vivo. Através dela, é realizada a manutenção do nosso sistema fisiológico.

Esse líquido tão agradável faz saciar a sede, serve para tantas outras coisas, higiene, como o banho, para a preparação de alimentos, lavagem de roupa, em vários sistemas industriais, enfim, a água é extremamente importante na terra.

Na questão de saciar a sede, deve-se tomar cuidado onde e como essa água é ingerida. De acordo com o Ministério da Saúde, através da portaria 1469/00 Padrão de potabilidade, a água deve ser livre de coliformes fecais e totais.

Embora não seja possível visualizar bactérias, micro-organismos, vírus, protozoários, esses se encontram em bebedouros. Dificilmente é possível ver a higienização desses ambientes.

Note o bebedouro que usa e verifique se não há limo, acúmulo de água parada, que é um ótimo lugar para proliferação de bactérias, se animais tem contato, principalmente se for em áreas públicas, como parques por exemplo, se não há restos de alimentos, se pessoas não utilizam para lavar outras coisas.

Não apenas o local deve ser avaliado, mas, também outro fator importante é a qualidade da água. Se o reservatório é limpo, se há inspeção ou lavagem a cada seis meses. Se o sistema de tratamento está sendo eficaz.

É possível evitar a contaminação dos funcionários, pois a ingestão de água contaminada pode gerar uma epidemia dentro da organização, desencadear diversos problemas, cada um reage de maneira diferente como resposta a ingestão de um alimento ou água contaminada.

Um sistema imunológico baixo frente a uma situação desse gênero pode até causar a morte.

Higiene em bebedouros

Portanto, tome alguns cuidados ao usar esse tipo de equipamento.

➢ Evite tomar água com as mãos sujas

➢ Não encoste a boca nos dispositivos

➢ Não aproxime animais dos bebedouros

➢ Opte por usar seu copo ou squeeze

➢ Não lave objetos no bebedouro

➢ Verifique se está ligado na tomada

➢ Verifique se não está entupido

➢ Zele pela limpeza

➢ Verifique se a saída de água está enferrujada

Oriente principalmente as crianças ao manuseio em bebedouros, como usar e para não brincar.

A manutenção é importante, pois é muito fácil encontrar bebedouros que estão vazando água o tempo todo. Além do desperdício a proliferação de bactérias é mais propicia e se for em lugar aberto, é um chamariz para animais voadores pousarem para beber a água, contaminando com suas patas, fezes ou protozoários.

A higiene em bebedouros deve ser constante, no momento da troca de galão, usar de asepxia, higienizar as mãos ao trocar o galão, não deixar o bebedouro vazio e aberto, essa exposição gera bactérias e contaminação da água. Lavar bem as torneiras ou bicos dos bebedouros, onde há maior contato dos usuários.

Cuidado, ao sentir mau cheiro ou gosto na água, isso é sinal de contaminação. Se usar galão, verifique a validade do frasco, atualmente foi aprovada uma lei que dita o uso do galão por três anos. Conheça seu fornecedor, como é o armazenamento desse galão na distribuidora e em sua empresa.

Cuide de sua saúde e a dos demais. Use de forma consciente os bebedouros e exija a devida limpeza para evitar assim contaminação e doenças provenientes de água contaminada.


Clique e conheça o Kit Essencial de Sst
Você está aqui: Home Categorias Administração e Escritório Cuidado com a higiene em bebedouros