DDS Online

Canais de comunicação da empresa devem ser usados para prevenção

Houve uma época que chamávamos de proletariado. Consistia em trabalhar em troca de um salário, nada mais do que isso.

As empresas foram crescendo e as mudanças acontecendo. Foi percebido que a comunicação era necessária no dia a dia da corporação.

Essa comunicação era totalmente restrita, funcionários não podiam se reportar ao dono da empresa, era alto escalão e o chão de fábrica não tinha contato.

Com o passar do tempo foi-se tendo a visão de que a comunicação é fator de sobrevivência para os seres humanos e para o crescimento da empresa.

Então, foram adotados vários meios de comunicação interna, folhetos, recados, gibis, informativos, placas, intranet, sites de relacionamento, campanhas, entre outros.

Quando falamos em segurança no trabalho e meio ambiente, noventa por cento é comunicação, a prevenção começa com o diálogo, a troca de experiência e conhecimento.

A responsabilidade social precisa começar com a educação, comunicação, conscientização, não é adequado adotar medidas sociais incluir as pessoas sem educá-las, a lição não é aprendida e elas ficam condicionadas a sempre esperar por alguém e não tomar uma atitude coerente por não ter aprendido o que fazer.

A empresa deve abusar dos seus meios de comunicação para incluir a todos e ter uma equipe motivada e conscientizada sobre os interesses da empresa, clientes, funcionários, meio ambiente e a segurança no trabalho.

Abrir a comunicação aos funcionários e ouvir e valorizar a opinião de cada um deles. O crescimento e ideal deve ser recíproco, com isso todos ganham e crescem juntos.

Para haver mudança na área de segurança no trabalho muitas vezes faz-se necessário um investimento muito alto em adequação da empresa as leis e normas, trocar maquinários, reformar a edificação, mas uma grande ferramenta que se possui e a disseminação da segurança pela comunicação.

Existem vários meios de comunicação que é aconselhado usar na empresa.

- Comunicação visual

- Comunicação verbal

- Comunicação escrita

Use todas da melhor forma possível, respeitando o nível intelectual de cada funcionário é possível alcançar grandes resultados começando pela comunicação.

Na área de meio ambiente é a mesma coisa, é um trabalho de formiguinha, é necessário falar várias vezes a mesma coisa até que mudem seus hábitos errôneos.

Até o funcionário entender o por que e para que ele está recebendo aquela orientação é formado um cenário em seu cérebro e um dia a conscientização acontece e à partir daí se dá a mudança de hábito.

Seja criativo, divertido, interessante, inteligente propondo inclusive desafios de quem aprendeu a lição de casa direitinho.

Envolva todos os funcionários em escala linear, use mais de uma ferramenta de comunicação se necessário, mas abuse dela para receber o resultado desejado.

Usando a poderosa ferramenta da comunicação constante a prevenção se aplicará em todas as áreas e níveis, o principal objeto será sempre trabalhado, os números de acidentes e incidentes diminuíram, pois saíra da realidade os acontecimentos negativos e passar a ser realmente um infortúnio ou algo não esperado.

Aprenda com os grandes comunicadores e motive sua equipe a trabalhar com o mesmo propósito.

Você está aqui: Home Categorias Administração e Escritório Canais de comunicação da empresa devem ser usados para prevenção