DDS Online

Economia de energia. O que isso tem a ver comigo?

Energia elétrica, todos nós precisamos dessa fonte. A demanda vem aumentando ano a ano, com novos aparelhos eletrônicos, novas tecnologias, eletrodomésticos para fazer isso ou aquilo. A demanda vem crescendo assustadoramente por diversos fatores.

Quem não se lembra da época do apagão por volta do ano 2000? A medida do governo foi mexer no bolso do contribuinte para que ele viesse economizar energia e usar de maneira racional. Contudo, o Brasil passou por essa fase, foram enxertadas no mercado tecnologias e aparelhos que usavam menos energia, mas e a Educação Ambiental?

O fato de termos novos aparelhos ou equipamentos que otimizam a energia não exime a responsabilidade que temos de promover a mudança de hábitos em todos os envolvidos.

É de suma importância educar a sociedade, os colaboradores no fato de que cada um tem sua contribuição impactante no ambiente e que é de cada um o dever de minimizar seus impactos com ações simples adotadas no dia a dia.

Tomemos como exemplo, o equipamento sensor de presença. Ele faz todo o trabalho sozinho, acende a luz quando alguém se aproxima e apaga quando se afasta. Ótimo, que economia de energia, mas, e as pessoas? O que elas aprenderam com isso? Será que quando ela adentrar em qualquer local terá o hábito de apagar a luz quando sair?

Entendamos que, a base de toda lição ensinada é demonstrar o PARA QUÊ e o POR QUÊ eu tenho, ou estou fazendo isso. Outro meio interessante é a empatia, demonstrar a origem, a fonte, de qual recurso extraímos energia, qual processo é decorrido para que chegue em casa ou empresa, pronta para ser usada.

O fato não é só o de pagar a conta e sim a conscientização, a educação ambiental e principalmente a mudança de hábito.

Se encontramos esse tipo de dificuldade na empresa, dos colaboradores participarem dessa gestão de energia, faça uma análise desde a cabine primária de energia e vá mapeando todos os usos dela.

Distribua essa informação em algum meio de visualização de fácil entendimento (maquete, gráfico, ilustração, animação), e demonstre todo o percurso da energia, o custo dela e a importância da preservação desse recurso tão necessário a todos e a várias funções.

O fator principal desse projeto sempre será a conscientização, quando há a necessidade de economizar, que não seja somente por aquele momento como foi o caso do apagão, mas que as pessoas venham tomar conhecimento, gerar uma consciência ambiental e promover mudanças de hábitos e se tornarem agentes multiplicadores dessas informações.

A promoção intelectual gera a educação, onde os colaboradores recebem como parte da preservação de sua integridade, pois proteger a integridade não é só a ausência de acidentes e sim promover todas as integridades que compõem o trabalhador (integridade física, intelectual, moral, social, psicológica, entre outras), uma vai aperfeiçoando a outra.

Líder adote essa causa e veja os resultados que irão gerar através de colaboradores cientes, conscientes e percebendo que são responsáveis por um ambiente de trabalho melhor. Faça sua parte.

Você está aqui: Home Categorias Administração e Escritório Economia de energia. O que isso tem a ver comigo?