DDS Online

15 Mandamentos do bom profissional

Cada vez mais vivemos em um mundo onde quem não se qualifica e se mantém sempre atualizado acaba perdendo espaço para outros profissionais. A economia está mais exigente, e com isso o mercado de trabalho também. Para isso, é necessário demonstrar interesse, esforço, qualidade e dedicação.

Não basta somente ter um diploma. A teoria é essencial, mas a prática é imprescindível. Ou seja, a continuidade dos estudos aliada às experiências adquiridas é o caminho para o sucesso. De acordo com especialistas, as exigências se tornarão cada vez maiores, e cabe a você decidir se quer ou não alcançá-las ou se prefere ser “mais um”.

Com isso, há hoje uma espécie de “mandamentos do bom profissional” que serve como inspiração e base para aqueles que desejam o topo! Vamos conferir?

1. Tenha uma capacitação técnica específica. Quando você não está apto a exercer bem a função que deseja, dificilmente conseguirá bons resultados. Uma boa formação, cursos adicionais e experiência prática são fundamentais!

2. Pense positivo. Ao acordar, não permita que aquilo que saiu errado ontem seja seu primeiro pensamento no dia. Utilize essa falha para pensar em como trabalhar de forma mais produtiva e excelente.

3. Não fique tentando ser melhor que os outros, de uma forma competitiva. O ideal é ser o seu melhor. Foque naquilo que é capaz de realizar com excelência e, assim, você se sobressairá diante dos demais.

4. Seja proativo. Quer dizer, busque por oportunidades de mudança (pessoais ou no ambiente de trabalho), planeje e execute suas ideias, enfrente de frente seus obstáculos, solucione e antecipe-se aos problemas, vise metas em longo prazo. Um bom profissional não fica a espera de ordens, sugere inovações!

5. Comunique-se bem. Dominar a arte de se comunicar com diferentes tipos de pessoas só faz crescer seu perfil profissional. Deixe a timidez de lado e comece a treinar as palavras!

6. Visão global. Essa é uma expressão chave nos dias de hoje. Não basta ter todo o conhecimento da sua área e ser muito bom no que faz, ainda assim é preciso saber quais os impactos da sua parte sobre o todo. E também compreender o mínimo que seja das outras áreas, das quais dizem respeito ao que você faz. Isso te ajudará a ter uma comunicação em geral, com pessoas de diferentes níveis no ambiente de trabalho.

7. Estar bem informado. Absolutamente, que não se informa, fica pra trás. Quer coisa melhor do que conversar com uma pessoa, e estar por dentro do assunto ao qual ela se trata? Cultura geral também é importante, faz com que você se torne mais aberto e com muito mais possibilidade de interagir com outros profissionais. Só não desvie totalmente o foco e não se esqueça de que primeiramente vem a sua área de atuação!

8. Facilidade com tecnologia. Atualmente o computador e a internet passaram a dominar os locais de trabalho. Além de servirem nas nossas vidas pessoais como forma de diversão, passaram a ser ferramentas essenciais para quem quer se manter atualizado profissionalmente. A dica é manter um bom relacionamento com o mundo eletrônico, para se sobressair no trabalho.

9. Português. Sim! Antes de dominar uma segunda língua, que tal aprender a gramática da sua língua nativa? Tão importante quanto saber falar outros idiomas, é saber o seu próprio. Não existe nada pior do que não saber falar corretamente, ou tampouco escrever direito. Folheie mais o dicionário, leia mais, consulte uma gramática sempre que uma dúvida surgir. O que não pode é fazer papel de bobo diante de outro profissional.

10. Organização. Manter uma rotina profissional pode ajudar, e muito! Use uma agenda, faça um cronograma, estabeleça e cumpra seus horários. Organização é sinônimo de responsabilidade. Pense nisso!

11. Seja prestativo. Esteja sempre pronto para ajudar. Mas lembre-se que ajudar não significa fazer de tudo pela outra pessoa. Auxilie no que for possível, mas com o intuito de ensinar, e não de “dar de graça” aquilo que o outro deseja.

12. Pontualidade. Imprescindível em qualquer setor da sua vida seja o pessoal ou o profissional. Não há nada mais desagradável que deixar outra pessoa esperando sua presença. Evite atrasos!

13. Flexibilidade. Pessoas com capacidade de se adequar a diferentes situações ganham mais espaço que aquelas que preferem um ambiente no qual “mudanças não são bem vindas”. Ter jogo de cintura é um diferencial e tanto!

14. Trabalho em equipe. Muito ganha aquele que sabe como trabalhar em equipe. Há momentos em que o trabalho individual não será possível, e está é a melhor solução para esse caso. Saber que você faz parte de um todo e trabalhar em prol do bom desenvolvimento da empresa faz a diferença!

15. Saiba gerenciar seu tempo. Defina quais são suas prioridades e não se perca em questões sem muita importância.

Mantenha sempre seu plano de carreira atualizado, reavaliando seus objetivos e metas e certificando-se do que já foi cumprido. Esteja aberto aos resultados, e sempre que for preciso faça modificações e ajustes para alcançar mais resultados positivos.

Duas características têm sido bastante avaliadas pelos recrutadores. São elas caráter e bons valores. Com elas você se torna, não somente um bom profissional, mas um ser humano exemplar e de bem com a vida!

“Assuma responsabilidades e comprometa-se em fazer, e escolha construir relacionamentos bem sucedidos”. (Dr. Jô Furlan)

Você está aqui: Home Categorias Administração e Escritório 15 Mandamentos do bom profissional