DDS Online

Ecologia e o ser humano – Harmonia plena!

Este DDS ambiental vai analisar como o ser humano está diretamente vinculado com seu lar, o meio ambiente. Interessante, que a palavra ecologia, vem do grego, ECO=Casa, e LOGIA= Estudo, ou seja, estudo da casa ou do meio ambiente. Vamos ver que nós, como seres humanos temos uma relação direta com nossa casa, ou o meio ambiente, e somos o personagem principal desse processo! E como parte principal desse processo, vamos ver como podemos fazer a diferença para a preservação da natureza e um futuro sustentável.

CONHECENDO PARA ENTENDER: As pessoas têm concepções diferentes de meio ambiente. Durante muito tempo, acreditava-se que o meio ambiente era apenas as coisas que existem na natureza, como os pássaros, as árvores, o mar, os rios, enfim tudo aquilo que está presente em seu estado natural. (concepção naturalista);

Outra grande maioria das pessoas ainda acreditam que o meio ambiente é tudo aquilo que está a nossa volta e que o meio ambiente tem a função de nos servir, de forma que ele existe para satisfazer as nossas necessidades. Percebe o meio ambiente somente como um gerador de matéria-prima e energia, de onde nós tiramos infinitamente o nosso sustento (concepção materialista).

AFINAL, PARE E PENSE: O meio ambiente inclui também o ser humano ou não? O meio ambiente é também aqui onde estamos? E será que cada um de nós faz parte dele? Quando falamos sobre o meio ambiente, veja que não podemos nos referir apenas à natureza, local a ser apreciado, respeitado e preservado. Nós seres humanos também fazemos parte do meio ambiente, no qual possuímos vínculos naturais e afetivos essenciais para a nossa sobrevivência, não é verdade? Perceba que quando você para e pensa como o ser humano esta inserido de uma forma tão íntima com a natureza, você mudará seus hábitos e terá novas atitudes, pode ter certeza!

RECONHEÇA QUE: A definição de meio ambiente é muito mais abrangente do que muito imaginam. É muito mais que uma interação ou integração natural entre a fauna, flora e nós, seres humanos.

Vejam alguns exemplos de como esses fatores estão intimamente integrados:

- as florestas protegem os rios e os rios fornecem água para a cidade. Então quando se fala em preservar as árvores isso está diretamente relacionado com a água da torneira de sua casa, já pensou nisso?

- os oceanos sustentam a vida marinha e garantem renda para os pescadores. Então quando se fala da preocupação com a poluição dos oceanos, isso impacta no peixe que você compra no mercado, sabia disso?

- os resíduos sólidos que geramos no nosso dia a dia, tanto no trabalho como na nossa casa, ocuparão um lugar no planeta, como aterros sanitários e infelizmente lixões e, muitas vezes lotes vagos. Eles são responsáveis por gerar vetores que transmitem doenças além de contaminar solos e rios, concorda?

FIQUE SABENDO QUE: É importante lembrar que não existe lado de fora da Terra. O plástico, por exemplo, demora em média 300 anos para se decompor. Você pode imaginar que seu tataraneto poderá encontrar este mesmo plástico no rio ou oceano em que estiver nadando?

Então, caro leitor fiel dos temas do DDS online, viu que sempre temos temas inovadores, preparados segundo suas escolhas? Temos pacotes promocionais com o tema de sua necessidade. Um abraço, e espero de você atitude de respeito e carinho, com nosso lar, nossa casa, o meio ambiente!

Autor e colunista: Marcos Paixão Lemos – Tecnólogo em gestão ambiental e pós-graduando em gestão/auditoria e licenciamento ambiental

Você está aqui: Home Categorias Meio Ambiente Ecologia e o ser humano – Harmonia plena!