DDS Online

Gestão Ambiental - ferramenta que muda hábitos

Neste DDS ambiental, vamos enfatizar uma ferramenta poderosa que exerce um poder de transformação na sociedade: “A GESTÃO AMBIENTAL”.

Por ser um leitor assíduo deste site, certamente você já sabe que a gestão do ambiente é um dos assuntos mais falado na atualidade. Basta ler um jornal, assistir TV. ou ouvir notícias/rádio.

VEJA: Uma das questões cruciais da gestão ambiental diz respeito à mudança dos hábitos de consumo da população mundial, partindo-se do individual, na análise conjuntural para novos hábitos coletivos, a serem adotados pelo conjunto da sociedade humana, nos diversos países do mundo

Caso contrário, diversos estudos indicam que o Planeta não conseguirá mais fornecer os recursos necessários à manutenção dos atuais padrões de produção e consumo, tampouco absorver os resíduos decorrentes destes processos, com a explosão populacional. Sabia disso?

Gestão Ambiental - Ferramenta de Mudança de HábitosPORTANTO, FIQUE SABENDO: Modificar os hábitos de consumo tem tudo a ver com a gestão do meio que nos cerca, que é chamado de meio ambiente, sendo que essas duas palavras expressam o mesmo significado. O meio ou o ambiente é o local onde vivemos e realizamos nossas atividades profissionais e sociais, de forma individual e coletiva.

Gestão Ambiental X Desenvolvimento Sustentável: A gestão ambiental está vinculada com o desenvolvimento sustentável, que, nada mais é que obter o crescimento econômico contínuo através do manejo racional dos recursos naturais e do uso tecnologias mais baratas e menos poluentes.

Portanto, faz-se necessário que um país, para aplicar o conceito do desenvolvimento sustentável, invista altamente na educação de seu povo, para gerar conhecimento científico e produzir tecnologia local, e aumentar a capacidade de discernimento de sua população, que melhor instruída, tenderá a tomar atitudes mais coerentes começando inclusive pela escolha de seus representantes nas esferas políticas.

Interessante que no plano individual da gestão ambiental, pequenas ações podem ser praticadas por qualquer pessoa, sem depender de leis, veja alguns exemplos: Por exemplo, se uma pessoa fechar a torneira da pia enquanto escova os dentes, 12 litros/água serão economizados;

Ou seja, desperdício puro e irresponsável. E ainda podemos lembrar que a água é um dos principais recursos naturais, com quantidade finita dentro de um Planeta com população progressiva. Recomenda-se que uma pessoa adulta beba dois litros de água por dia, então a água economizada com esta simples ação praticada por uma pessoa poderia ser consumida por seis pessoas; Se ampliarmos essa ação para metade dos habitantes do Brasil contados pelo Censo 2010, seriam economizados 1.144.396.164 litros de água todos os dias;

E para encerrar, observou a magnitude da palavra “GESTÃO AMBIENTAL”? Ao ler esse DDS em seu trabalho procure assumir a atitude de mobilizador do desenvolvimento sustentável.

FAÇA USO DESTA PODEROSA FERRAMENTA: ‘GESTÃO AMBIENTAL’...Sucesso e foi um prazer interagirmos!

Colunista autoral: Marcos Paixão Lemos - Tecnólogo em gestão ambiental – Pós-graduando em gestão/auditoria/licenciamento ambiental

Você está aqui: Home Categorias Meio Ambiente Gestão Ambiental - ferramenta que muda hábitos