DDS Online

Educação ambiental e as empresas: um caminho para a sustentabilidade

Neste DDS ambiental vou falar de um tema que desperta a atenção atualmente de todo funcionário comprometido: A educação ambiental nas empresas!

Essa temática tem desempenhado um papel muito importante. Por quê? Desperta cada funcionário para a busca de soluções concretas para problemas ambientais que ocorrem principalmente no seu cotidiano, no seu local de trabalho, na execução de suas tarefas, conferindo ao colaborador poder de atuação para a melhoria da qualidade ambiental sua e de seus colegas, utilizando conscientemente os recursos naturais.

Mudar as atitudes ou a cultura de uma organização não é uma tarefa fácil, mas é possível conseguir a colaboração dos cidadãos conscientes para construir uma sociedade que vise à sustentabilidade. Educação ambiental já vem do berço, de casa, e na escola apenas é aprimorado, ou seja, você será apenas melhor lapidado.

EducaçãoUm programa de educação ambiental para ser efetivo deve promover, simultaneamente, o desenvolvimento de conhecimento, de atitudes e de habilidades necessárias à preservação e melhoria da qualidade ambiental, sejam no ambiente das empresas, escolas, nos espaços urbanos e rurais. A educação ambiental é ponto relevante para mudança de valores e atitudes, por tratar da educação do ser humano versus sua relação com o meio ambiente.

ATITUDES SUSTENTÁVEIS: O VALOR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL:

1- Como você em casa recicla, no trabalho também colocará os resíduos em seus respectivos coletores; e não jogará resíduos em qualquer lugar;

2- Como em casa, você dá valor à água, no trabalho, você observará os vazamentos e fará um registro de anomalia ambiental: desperdício de recurso natural não renovável; saiu do banheiro, vestiário, etc. e não tem ninguém? Apague a luz! Tenha atitude sustentável!

3- Como você já conhece o princípio dos 3 Rs, você não usará copinhos descartáveis sempre que tomar água ou café. Você aplicará o princípio REDUZIR, ou seja, usará um copinho durante todo o seu turno; ou melhor, use um copo reutilizável.

4- Outra aplicação do princípio dos 3 Rs: Você sempre imprimirá frente e verso e compre sempre papéis isentos de árvores, ou papel usado que foi para o processo da reciclagem;

5- Para respeitar e preservar os recursos naturais, não precisa ser um ambientalista, mas ter uma postura ecológica ou atitudes pró-ativas ao meio ambiente... Assim você será um agente multiplicador. PENSE NISSO! Autor e Colaborador: Marcos Paixão

Você está aqui: Home Categorias Meio Ambiente Educação ambiental e as empresas: um caminho para a sustentabilidade