DDS Online

Onde nascem os riscos ambientais? O que posso fazer para minimizá-los?

O que são riscos ambientais? Lembrando que, meio ambiente ou ambiente é tudo aquilo que está ao nosso redor. Portanto, riscos ambientais são os riscos que nos cercam, dentro de um contexto de segurança no trabalho são eles, riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e acidente.

Os riscos ambientais nascem de atos inseguros ou fatores externos, contudo são identificáveis, controláveis e podendo até serem eliminados.

Os riscos ambientais podem trazer ou ocasionar danos à saúde do trabalhador nos ambientes de trabalho, em função de sua natureza, concentração, intensidade e tempo de exposição ao agente.

Essas são as considerações para os riscos ocupacionais, mas podemos estender para os domicílios, pois segurança no trabalho começa em casa.

Em casa a falta de cautela é responsável por números muito grandes de acidentes domésticos, interessante que são os mesmos riscos ocupacionais.

Vamos fazer alusão ao mundo ocupacional e o pessoal em alguns riscos e agentes.

Em casa costuma acontecer diversos acidentes com produtos químicos, por estar mal identificado, por atrair a atenção de crianças por conta do cheiro ou coloração e segregação inadequada.

Riscos de acidentes é o que mais acontece por deixar o ambiente em condições inseguras ou por imprudência muitas vezes de adulto. Rede elétrica inadequada, equipamentos não adequados principalmente para pequenos reparos, desorganização, deixando objetos passíveis de causar acidentes. Relatando o biológico por falta de higiene há muita contaminação e até epidemias que nascem em casa.

Portanto os riscos ambientais nascem em casa e se estendem as empresas por meio de pessoas mal informadas ou imprudentes, mas a prevenção está nas mãos de cada um.

Segurança no trabalho não é uma profissão para ser desenvolvida apenas no horário de expediente, está no sangue, onde o prevencionista passar, lá está à segurança em ambientes que possuem tais riscos.

Portanto depende da consciência de cada um minimizar os riscos ambientais com atitudes que podem salvar vidas.

• Não se exponha a ruídos altos

• Não se exponha a temperaturas extremas sem proteção

• Cuidado ao estar em ambientes com pressão atmosférica diferente da normal

• Muito cuidado ao manusear produtos químicos, se não conhece o produto, não mexa

• Não se exponha a resíduos, poeira, névoas provenientes de produtos químicos

• Adote a higiene, principalmente em tempos frios e com aglomerado de pessoas, sempre lave as mãos

• Não vá pelo mais fácil, sempre use o equipamento correto

• Leia as especificações técnicas

• Cuide de sua postura e peso

• Seja organizado

• Oriente os demais

• Ajude o próximo em suas dificuldades

• Informação e comunicação é imprescindível

Com essas dicas é possível tornar seu ambiente mais salubre, torná-lo harmonioso e com segurança para você, sua família e os demais. A mudança de hábitos é o que aniquila a omissão, seja um espelho, um reflexo para que as pessoas veja em você a mudança que ela precisa para conseguir quebrar os paradigmas.

Os riscos ambientais sempre vão existir, mas a solução está em nossas mãos.

Você está aqui: Home Categorias Meio Ambiente Onde nascem os riscos ambientais? O que posso fazer para minimizá-los?