DDS Online

Desvendando o Aquecimento Global

Diariamente nos deparamos com notícias sobre aquecimento global, efeito estufa, problemas no planeta, etc. Mas nós realmente sabemos o que são cada um deles, e de que forma preveni-los?

O planeta Terra é envolvido por uma camada de gases chamada Atmosfera. Ela é a responsável pela manutenção da vida no planeta, pois:

• Absorve radiação ultravioleta solar, aquecendo a superfície da Terra por meio da retenção de calor (efeito estufa);

• Reduz os extremos de temperatura entre o dia e a noite.

• A camada atmosférica é composta basicamente de:

o 78% de nitrogênio;

o 20% de oxigênio;

o Pequenas quantidades de outros gases;

o Cerca de 1% de vapor d’água.

Então, se a atmosfera é responsável por manter a vida no planeta, como isso acontece? Através do fenômeno conhecido como Efeito Estufa. Mas, infelizmente, esse termo é erroneamente difundido pelos meios de comunicação. Muitos pensam ser algo danoso ao planeta, perigoso. Mas não é. Vamos agora entender de que forma o efeito estufa realmente acontece.

A Terra recebe radiação solar (ultravioleta). A camada atmosférica, que fica ao redor do planeta age de forma a deixar com que esses raios solares entrem, mas na hora de sair, apenas alguns deles saem. Calma! Vamos agora analisar um exemplo para entender melhor essa dinâmica!

Imagine um ônibus fechado, estacionado numa rua bastante quente e ensolarada. A radiação emitida pelo sol consegue atravessar os vidros do ônibus, fazendo com que o seu interior permaneça aquecido. Isso acontece, pois a radiação ultravioleta é transformada em calor. O calor não é capaz de atravessar o vidro, mantendo assim o ônibus mais quente do que o lado de fora.

É exatamente esse o mecanismo que acontece com nosso planeta. A radiação solar alcança a superfície. Uma parte dela é absorvida, sendo transformada em calor, e outra é refletida. Essa reflexão acontece através de superfícies aquosas (lagos, rios, mares). Assim, o que permanece na Terra é transformado em calor e o que é refletido, volta ao espaço como radiação ultravioleta.

E como o calor é mantido na Terra, se o planeta não tem vidros como os ônibus? Simples! Através da camada atmosférica, que é repleta de gases, que realizam o papel de impedir que o calor se perca no espaço. Os gases atuam como um cobertor ao redor da Terra.

Dessa forma, o fenômeno recebe o nome de Efeito Estufa, por agir como uma estufa ao redor da Terra. Protegendo de radiações solares excessivas, mantendo uma temperatura agradável para a manutenção da vida e não permitindo que esse calor seja perdido no espaço.

Juntamente com as notícias de efeito estufa, ouvimos sempre falar sobre CO2 (dióxido de carbono). Ele é um dos principais gases estufa, ou seja, um dos responsáveis pela manutenção do efeito estufa.

Para se ter uma ideia, se o efeito estufa não existisse, nosso planeta estaria coberto de gelo! Concluímos, portanto, que se trata de um fenômeno natural, e de extrema importância para a sobrevivência da vida na Terra.

Mas então, qual é realmente o problema que está acometendo a Terra? Acontece que nas últimas décadas a concentração natural dos gases estufa tem aumentado demais, devido a diferentes atividades humanas, como:

• Queima de combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral, gasolina, diesel, etc.);

• Desmatamento;

• Queimadas.

O resultado dessas atividades é a formação de uma quantidade muito maior de gases estufa. Dessa forma, a camada que protege a Terra deixa de ter a quantidade natural e essencial de gases e passa a ter uma concentração muito elevada dos mesmos. Assim, o efeito estufa sofre um agravamento, causando uma retenção de calor maior do que a normal. Essa mudança é conhecida por Aquecimento Global. Ou seja, o planeta fica mais aquecido do que o necessário.

Ai é que começam a surgir os problemas tão comentados atualmente.

• Calor: A primeira e principal consequência do aquecimento global. É a partir dele que surgem os outros agravos.

• Eventos climáticos extremos: Muitos desses eventos já são vivenciados atualmente, como enchentes, tornados, furacões, secas, ondas de calor, etc.

• Aumento do nível dos oceanos: Apontado por muitos cientistas como um dos problemas mais graves. Pode causar, futuramente, submersão de cidades litorâneas dentre outros problemas.

Diante desse cenário, existem medidas preventivas que nós podemos tomar para não agravarmos mais ainda essa situação:

• Ande menos de carro! Se possível, ofereça/pegue carona. Quantos menos carros estiverem circulando, menos gases são emitidos para a atmosfera.

• Use mais a bicicleta!

• Procure fontes renováveis de energia (como solar ou eólica). Assim você diminui a necessidade de utilização de combustíveis fósseis e contribui para um planeta mais saudável.

• Evitar desmatar florestas. Hoje já existem florestas de replantio, não havendo necessidade nenhuma de desmatar o que é nativo.

Simples atitudes fazem toda a diferença! Faça a sua parte que o planeta agradece!

Você está aqui: Home Categorias Meio Ambiente Desvendando o Aquecimento Global