DDS Online

Você tem atitudes sustentáveis?

Todos nós temos necessidades que são supridas através dos recursos que são extraídos do meio ambiente, para isso o uso sustentável desses recursos precisa ser de forma equilibrada de modo a respeitar o tempo necessário da natureza para se auto reciclar, para ter condições de criar novos recursos.

Sustentabilidade é um termo que está em alta nos dias de hoje, a sua criação foi durante a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente em 1983, criada pela ONU (Organização das Nações Unidas), onde o termo ganhou força e significa: “Atender às necessidades da atual geração, sem comprometer a capacidade das futuras gerações em prover suas próprias demandas.”

A partir daí o termo ganhou mercado e marketing, várias empresas usam o slogan no sentido de se promover e ganhar audiência com o público, fornecedores e concorrência. Outras até tem atitudes que colaboram com a preservação do meio ambiente, inclusão social e educação ambiental.

E você, tem atitudes sustentáveis? Confira algumas dicas para ser sustentável no seu dia-a-dia:

- Promova a dimensão ambiental, a necessidade de cuidar do meio ambiente

- Reduza a produção de lixo desnecessáriamente

- Forme e/ou participe de ações comunitárias

- Não se omita quanto a questões ambientais

- Apoie as iniciativas de reciclagem

- Reutilize materiais, recicle

- Proteja a vegetação

- Reeduque-se, procure conhecer mais sobre meio ambiente

- Replaneje seu consumo para poluir menos

- Faça o reuso da água

- Economize energia elétrica

- Promova mudança de hábitos no trabalho do ponto de vista ambiental

- Utilize o fogão racionalmente, evite desperdiçar gás

- Participe de audiências públicas

- Apoie a luta contra o tabagismo

- Veja a publicidade com olhos críticos, consuma menos

- Apoie as ciclovias

- Conheça órgãos ambientais locais

Viram quantas atitudes podemos ter em relação a sermos sustentáveis em um planeta que pede socorro, em sociedades que padecem por não ter água potável, população que morre de fome todos os anos por não ter um solo fértil ou pela pobreza.

Podemos promover a sustentabilidade com ações simples em nosso cotidiano, a responsabilidade é de cada um de nós, como as formiguinhas que não precisam de chefe, mas trabalham todos os dias no mesmo ritmo e cada uma conhece sua função, sabendo que ao final todas serão beneficiadas.

Nossa cultura, nossos costumes e hábitos são fatores que implicam na atitude de se desenvolver uma educação ambiental eficiente e plena em nossa sociedade, o famoso “jeitinho brasileiro”, leva para o descaso e banalidade de questões que envolvem a qualidade da sobrevivência humana. Temos vários exemplos de outros países que se comportam de forma diferente, respeitando a si, ao próximo e ao meio ambiente que estão inseridos.

Tomem os bons exemplos e sejamos a diferença na empresa, em casa, escola, enfim, na sociedade para que sirvamos como um espelho que reflete boas ações, pensamentos positivos que pode sim mudar para melhor, atitudes coerentes pensando no futuro, levando em consideração que o que fazemos hoje irá refletir no futuro das próximas gerações.

Na esperança de um mundo melhor vamos contribuir para um planeta sustentável devolvendo o que pegamos emprestado dessa criação que nos fornece tudo que precisamos para sobreviver.

Você está aqui: Home Categorias Meio Ambiente Você tem atitudes sustentáveis?