DDS Online

Água, bem de domínio público

Água, recurso natural essencial à vida. Como é bom quando bate aquela sede e podemos saciar com aquele copão d´água ou tomar aquele banho gostoso, refrescante para tirar o calor e cansaço, para fazer aquela comidinha gostosa e lavar as roupas.

A água tem diversos usos, nosso corpo é dotado de 70% de água, nossas células precisam de água para ter funcionalidade perfeita. O planeta é constituído por 70% de água e é conhecido como Planeta Água. Ela é tão importante que até ganhou um dia para comemorarmos sua existência.

Dia 22 de Março é caracterizado o Dia Mundial da Água, criado pela ONU (Organização das Nações Unidas), no dia 22 de março de 1992, mas porque se preocupar com isso já que o planeta é formado por 70% de água? A questão é que apenas 0,008% de toda essa quantidade é água doce e menos que isso está disponível na superfície de fácil captação e consumo, pois parte da água doce está concentrada nas geleiras que é de difícil acesso e quando derretem caem no mar e mistura-se com água salgada.

Para a situação piorar essa concentração de água doce em represas, lagos e rios estão sendo contaminadas por diversas fontes clandestinas pela ação predatória. Quase metade da população mundial não possui água potável, saneamento básico, nem uma condição digna de sobrevivência.

Além da pequena parcela de água doce disponível em nosso planeta, esse recurso está passando por um momento de escassez que preocupa a humanidade.

As autoridades tem demonstrado preocupação e várias medidas foram tomadas. Durante a eleição desse dia foi criada a Declaração Universal dos Direitos da Água que conta com dez artigos referentes à condição essencial da vida. O Brasil criou um órgão federal chamado ANA (Agência Nacional de Águas), que tem a missão de promover o uso sustentável da água. Em formato de lei temos a Política Nacional de Recursos Hídricos Lei Federal 9433/97 e tem como fundamento que a água é um recurso natural limitado; dotado de valor econômico; que em casos de escassez a prioridade é para o consumo humano e dessedentação de animais; a participação deve ser do poder público, usuários e comunidade.

Esse quadro de degradação pode mudar, muitas ações podem ser tomadas para que aja menos poluição nos rios, lagos, represas, entre outros. O uso racional da água é muito abordado por campanhas públicas. Existem tecnologias disponíveis para reaproveitar o uso da água.

Incentive a preservação da água limpa, conheça programas que envolvem esse assunto, respeite o meio ambiente que estiver visitando e desfrute de maneira sustentável os recursos naturais que temos sem ter que se preocupar com racionamento imposto pelo governo em caso de uma necessidade maior.

No Brasil, há cidades turísticas que tem sua visitação controlada pelo número de turistas que podem entrar na cidade, pois o uso dos recursos naturais é controlado o ano todo e a população precisa racionalizar para que no período de turismo a cidade possa recebê-los.

O Brasil além de ser o país com a maior biodiversidade do mundo é o país que tem a maior concentração de água doce. Aproveite esse mérito para usar de forma sustentável e dar bom exemplo para o Planeta.

Você está aqui: Home Categorias Meio Ambiente Água, bem de domínio público