DDS Online

Importância do dique de contenção

O dique de contenção é a contenção secundária que os tanques devem possuir para, em caso de vazamento de produto químico, possa possibilitar um controle operacional, evitando que esse produto chegue ao rio ou ao mar ou contamine o solo. Essa é a função do dique de contenção.

Em geral esses diques ficam ao tempo, ficando sujeitos a água de chuva. Como o dique de contenção tem que ficar fechado para garantir que o vazamento (se houver) fique contido no dique, ele acaba enchendo de água de chuva. Nessa situação, o operador da área de tancagem deve drenar a água de chuva. Para isso, os diques de contenção em geral possuem válvulas para realizar a drenagem.

O grande problema dessas válvulas de drenagem, é que em algumas situações, ela acaba ficando aberta após a drenagem. Quando isso acontece, o dique de contenção perde sua função, pois caso haja um vazamento todo o produto vai passar pela válvula e alcançará o mar, o rio ou o solo. Por isso é muito importante que na operação de área de tancagem a válvula de drenagem do dique de contenção fique sempre fechada, somente sendo aberta para drenagem de água de chuva.

Medidas que auxiliam a operação, garantindo que a válvula esteja sempre fechada são, por exemplo, a colocação de cadeados ou lacres na válvula de drenagem. Outra medida mais drástica é a eliminação da válvula de drenagem. O dique fica sem nenhuma forma de drenagem e quando a água de chuva precisa ser drenada, pode-se utilizar uma bomba pneumática (por exemplo) para drenar na hora. Lembrando de retirar a bomba após a operação.

Outra questão muito importante relacionada com o dique de contenção é a inspeção das condições de integridade do dique, para avaliar se há vazamentos, trincas, buracos, rachaduras, se a válvula de drenagem está funcionando bem, etc.

Um exemplo que aconteceu recentemente no Brasil foi o vazamento de um produto químico dentro de um tanque e a válvula do dique de contenção estava aparentemente fechada. Porém a válvula estava com uma obstrução e dessa forma não estava totalmente fechada, estava oferecendo passagem. Então a operação achava que estava contendo o vazamento dentro do dique, mas alguma parcela do vazamento estava passando e contaminando um rio. Esse fato causou grandes problemas ambientais.

Esse fato mostra a importância da operação correta dos diques de contenção.

Você está aqui: Home Categorias Meio Ambiente Importância do dique de contenção