DDS Online

O impacto ambiental do desperdício de água

A água é o bem mais precioso, todos sabem disso.

Mesmo assim seu consumo desenfreado ameaça toda a população mundial. E mudando alguns hábitos é possível contribuir para a sua preservação, sem comprometer suas atividades.

- Na hora de escovar os dentes, lavar a louça ou se ensaboar, mantenha a torneira fechada;

- Use menos papel, e reutilize-os como rascunho (vários litros de água são usados em todo o processo até que as folhas cheguem a você);

- Use a vassoura para limpar o chão, e não a mangueira;

- Regule o tempo do seu banho;

- Verifique se há vazamento em qualquer lugar;

- Use um balde para lavar o carro;

Existem várias cartilhas com dicas de como economizar água. Mas nem todas tratam da economia indireta. Estudos dizem, por exemplo, que são necessários 15 mil litros de água para produzir uma calça jeans. Então, na hora de comprar um produto, olhe qual o comprometimento da empresa com o meio ambiente. Tenha certeza de que você não pode utilizar o que tem em casa. Compre apenas o que for realmente necessário. É preciso gerenciar bem todo o suprimento de água, inclusive a embutida nos produtos.

O impacto das mudanças climáticas será sentido com mais intensidade no suprimento de água. Desertificação, enchentes, derretimento das geleiras são alguns dos vários impactos do aquecimento global. Essas perturbações afetarão a agricultura e o abastecimento da população mundial, que levarão ao conflito entre povos. Tudo isso não está distante.

Atualmente há tensões pelo globo geradas pela disputa do controle da água. A disputa entre Turquia de um lado, e Síria e Iraque do outro pelo controle dos rios Tigre e Eufrates; a guerra em Darfur, no Sudão, tem raízes também na escassez de água; o ressecamento do Mar de Aral na Ásia Central. Aliás, a região do Oriente Médio e Norte da África, já inflamada por disputas políticas e religiosas, é conhecida por seu terreno desértico, de terras que dificultam o plantio. Mesmo assim, culturas milenares cresceram ali. Impérios foram construídos, e até hoje suas terras são muito disputadas. Sua população é exemplo de como é possível viver bem e consumindo apenas a quantidade necessária de água. E alinhar isso ao crescimento econômico. Apesar de todas essas disputas, há também o caminho da cooperação.

Exemplos de acordos internacionais para preservação e utilização sustentável dos recursos hídricos não faltam, como a gestão conjunta do Rio Indo, entre Índia e Paquistão (apesar dos seus conflitos territoriais). Isso mostra que na hora de economizar em casa ou no trabalho, é preciso ter a colaboração de todos. A questão da água nos afeta de forma direta, e não pode ser deixada de lado. E cada pequena ação conta muito. É importante agir agora, todos juntos, para garantir a sobrevivência do mundo como o conhecemos.

Você está aqui: Home Categorias Meio Ambiente O impacto ambiental do desperdício de água