DDS Online

10 dicas de segurança na utilização de transporte ferroviário

O transito cada vez mais "confuso" das grandes cidades, causador de perda de tempo para qualquer cidadão, faz com que muitas pessoas utilizem o transporte ferroviário para se locomover.

Outro ponto que favorece a utilização deste tipo de transporte por grande parte da população é o baixo custo das tarifas quando comparado aos outros modais, já que podem ser feitas inúmeras conexões pagando-se apenas uma passagem.

Porém hoje o transporte ferroviário está defasado na maioria das grandes cidades brasileiras, onde todos os dias várias pessoas viajam em trens superlotados, com empurra-empurra, com presença de ambulantes e constantes atrasos nas viagens.

Com o intuito de tornar sua viagem mais segura, seguem abaixo algumas dicas de segurança:

Dicas de Segurança no Transporte Ferroviário1. Acesse as estações somente pelos pontos oficiais (bilheterias) de embarque. Pular muros ou passar por buracos nos muros da linha férrea podem causar graves acidentes.

2. Sempre que for subir ou descer as escadas das estações, utilize os corrimões.

3. Nunca encoste em qualquer máquina ou equipamento presente no interior das estações.

4. Obedeça as placas de sinalização das plataformas nas estações e nos trens. Em caso de dúvida, não hesite em perguntar a qualquer colaborador da empresa responsável pela operação dos trens.

5. No momento do embarque ou desembarque dos trens, observe atentamente o espaço e o desnível entre o trem e a plataforma.

6. Não impeça o fechamento das portas durante as viagens, pois existe o risco de acidentes, e ainda acarreta atraso nas viagens.

7. Manter qualquer parte do seu corpo para o lado de fora do trem durante a viagem é uma temeridade! Podem ocorrer mortes no caso algum passageiros que surfe sobre as composições venha a encostar nos cabos elétricos que ficam sobre os trens ou este mesmo passageiro venha a cair nos trilhos durante a vigem.

8. Caso o trem esteja lotado, coloque suas bolsas, sacolas, mochilas ou qualquer outro objeto de sua posse a sua frente, assim evitamos que nossos objetos lesionem outros passageiros. Isso evita que, caso ocorra algum empurra-empurra no interior do trem, seus objetos fiquem presos a pessoas, cadeiras, etc.

9. Sempre se segure nos locais apropriados no interior dos trens durante as viagens, pois estes oscilam muito e caso ocorra alguma frenagem brusca da composição ou passagem em alguma curva nos trilhos, existe a possibilidade de queda.

10. Nunca ande pela linha férrea. O local é composto por pedras soltas, trilhos e dormentes, que podem facilmente fazer você cair. Vale ressaltar que os trilhos do metrô são energizados então as chance de óbito são reais para quem anda "fora da linha".

O mais importante é chegar bem em sua residência, local de lazer ou trabalho. A pressa nos deslocamentos é um inimigo para todos nós. Programe-se, assim não precisaremos correr, pular ou empurrar (atos inseguros clássicos) para pegarmos uma condução.

Você está aqui: Home Categorias Logística 10 dicas de segurança na utilização de transporte ferroviário