DDS Online

Como manter o armazém seguro ? (Parte 2)

Na parte 1 desse artigo falamos um pouco sobre como podemos manter o armazém mais seguro. Vamos continar abordando esse tema no artigo de hoje.

Agora vamos falar sobre o conforto e proteção individual de cada colaborador que atua dentro dos armazéns. Em primeiro lugar todo o colaborador deve retirar os adornos do corpo (anéis, brincos, pulseiras e colares) antes de adentrar no armazém. O crachá deve estar colocado no bolso plástico da camisa que permita a visualização por outras pessoas, utilizar as tradicionais “cordinhas” é um risco adicional e desnecessário quando se tratar da entrada nos armazéns. Roupas folgadas e cabelos soltos devem ser abolidos por todos os profissionais que passem no interior destes locais.

Todo o trabalhador deve utilizar os EPI definidos pelo setor de segurança da empresa. Os EPI’s básicos mais utilizados são: capacete, óculos, luvas e calçados de segurança. Operadores de máquinas devem utilizar protetores auditivos caso utilizem máquinas ruidosas e profissionais que realizem trabalhos manuais, como carregar e erguer materiais pesados deve-se utilizar cintas ergonômicas (por enquanto a cinta não é definida como equipamento de proteção individual – EPI, mas é um grande aliado na prevenção de lesões lombares). Os uniformes profissionais devem possuir faixa refletiva. Na ausência da faixa refletiva, os colaboradores devem utilizar coletes refletivos em forma de “X”.

Nenhuma tarefa é tão importante que possa ser feita sem planejamento. A velocidade das atividades e a pressão por resultados nunca podem ser desculpas para a falta de segurança no interior dos armazéns! Nenhuma vida vale o valor de qualquer produto ou entrega!

Você está aqui: Home Categorias Logística Como manter o armazém seguro ? (Parte 2)