DDS Online

Riscos elétricos no escritório e em casa

Em nosso país a forma de energia predominante é a elétrica proveniente de fonte renovável que é a água.

Nossa economia está aquecida com isso aumentando o poder aquisitivo da sociedade e possibilitando a grande variedade de produtos elétricos e eletrônicos no mercado.

Uma única pessoa, em casa ou no escritório utiliza diversos equipamentos que são alimentados pela energia elétrica, toda essa tecnologia nos traz muita facilidade e praticidade no dia a dia.

Porém exerce um grande consumo de energia, podendo trazer prejuízos materiais e até humanos.

Todos esses equipamentos se não forem utilizado de forma correta podem ocasionar uma sobrecarga elétrica e causar um curto circuito.

Outro item importantíssimo que merce atenção especial é o circuito elétrico da edificação, a fiação deve estar em boa conservação, a carga bem distribuída, não sobrecarregando o circuito.

Em segurança do trabalho os riscos elétricos são considerados um dos mais graves, pois podem ocasionar de pequenas lesões até de alta gravidade.

A queimadura proveniente de um choque é uma lesão muito delicada, podendo ser de 1º até 3º grau e até o óbito.

Riscos elétricos no escritório e em casaPortanto, se for necessário executar uma manutenção a pessoa responsável deve estar adequadamente equipada, pois é um agente potencial de risco alto para o homem, o EPI deve ser de qualidade e apropriado, os riscos associados são choques, quedas, batidas, queimaduras entre outras.

Algumas dicas de segurança com equipamentos elétricos.

• Não conecte mais de um equipamento na mesma tomada

• Não utilize máquinas e equipamentos que não estejam com a manutenção preventiva ou apresente conservação inadequada

• Quando identificar qualquer irregularidade é importante chamar um técnico, não use o equipamento na dúvida ou improviso

• Ao realizar reformas ou obras certifique-se de toda rede elétrica para que não ocorram acidentes. Se for possível desligue os equipamentos durantes as obras

• Nunca improvise ligações elétricas ou a famosa “gambiarra”

• Cuidado ao usar os equipamentos em momentos de muita chuva, se houver relâmpagos ou descargas elétricas, é melhor evitar o uso

• Ao adquirir um produto novo verifique sua voltagem se a mesma é 110V ou 220V e também a tomada que o aparelho será usado.

Se for necessário utilize os EPIS corretos como, luvas contra choque e isolamento elétrico, calçados contra choques, capacetes e tocas para a proteção contra impactos e quedas possivelmente ocasionadas após choques elétricos, entre outros.

Através dessas dicas é possível ter pequenos cuidados que podem evitar inúmeros acidentes e danos. A energia elétrica é muito útil, porém, muito perigosa. Não ignore o fato de que toda sobrecarga elétrica tem grande potencial de causar acidentes.

Fique atento!

Você está aqui: Home Categorias Elétrica Riscos elétricos no escritório e em casa