DDS Online

Dicas de saúde para o verão

Saber quais são as dicas de saúde para o verão é fundamental para passar por esta estação mantendo maior disposição e até mesmo aproveitando para adotar hábitos mais saudáveis de vida.

Para saber quais são essas dicas, basta acompanhar nosso artigo!

Quais são as principais dicas de saúde para o verão?

Com relação às dicas de saúde durante a estação mais quente do ano, as que mais se destacam são:

Adotar uma alimentação leve

Nos períodos de altas temperaturas, o corpo geralmente não recebe muito bem alimentos demasiadamente pesados ou gordurosos.

Por esta razão, sobretudo durante o verão, os médicos e nutricionistas recomendam a adoção de uma alimentação mais leve, rica em:

Frutas variadas (priorizando aquelas da estação);

Verduras e vegetais frescos;

Legumes;

Dicas de saúde pro verão - alimentação

Fibras (contidas principalmente na aveia e nos grãos integrais);

No lugar da carne vermelha (que é de difícil digestão), optar por peixes frescos ou frango.

Manter o corpo bem hidratado

Outra das dicas de saúde para o verão consiste na necessidade de manter o corpo bem hidratado.

No calor, naturalmente a transpiração e a perda de líquidos é muito mais intensa, podendo causar sérias complicações no organismo, incluindo a desidratação.

Por este motivo, os médicos são unânimes ao recomendarem que as pessoas ingiram pelo menos 2 litros de água pura e fresca todos os dias, além de é claro, priorizar os sucos naturais, água de coco, chás gelados e águas saborizadas no lugar de refrigerantes e até mesmo bebidas alcoólicas.

Ingerir bebidas alcoólicas com moderação

E por falar em bebidas alcoólicas, por mais que seja um hábito comum do brasileiro tomar aquela “cervejinha” gelada ao final do dia, ela infelizmente provoca um efeito bastante prejudicial no organismo, principalmente durante o verão.

Por que?

A cerveja é uma bebida altamente diurética, ou seja, favorece a eliminação de líquido pelo organismo.

Dessa forma, conforme a cerveja é ingerida e não ocorre a reposição de água pura, o corpo sofre o sério risco de sofrer problemas relacionados à desidratação.

Além disso, ao ingerir cerveja ou outras bebidas alcoólicas, geralmente as pessoas consomem alimentos mais salgados, contidos nas famosas porções vendidas em bares e restaurantes.

Com isso, o excesso de sal e a baixa ingestão de água pura fazem com que os rins e o fígado tenham de trabalhar dobrado, causando inchaço, desconfortos, dores de cabeça etc.

Portanto, durante o verão, o recomendável é não exagerar no álcool.

Abusar do protetor solar

Outro item indispensável quanto às dicas de saúde para o verão é o protetor solar.

Obviamente, durante os períodos mais quentes do ano, a emissão dos raios solares é muito mais intensa, fazendo com que a pele fique bastante suscetível a eles.

Por isso, antes de sair de casa, seja para ir ao trabalho, caminhar pelas ruas, passear no campo ou na praia, o uso do protetor solar é absolutamente necessário.

A ausência dele, além de aumentar os riscos de câncer de pele, também pode causar sérias queimaduras.

Além de usar o protetor, os especialistas recomendam evitar exposição ao sol sobretudo no período entre 10h e 15h e também utilizar bonés ou chapéus com o objetivo de proteger ainda mais o rosto e a cabeça.

Dicas de saúde para o verão especialmente para quem está trabalhando

Dicas de saúde pro verão - Trabalhando Nem só de férias, praias e cachoeiras é feito o verão.

A maioria das pessoas continua trabalhando normalmente durante esta estação.

E é exatamente pensando nelas, que se faz necessário abordar alguns cuidados extras (além dos já mencionados acima) que farão muito bem à saúde dos trabalhadores.

Para pessoas que trabalham em escritórios

Cuidados com o ar condicionado

Principalmente no caso de pessoas que trabalham em escritórios, é fundamental adotar algumas precauções quanto ao uso do ar condicionado.

A temperatura não deve ser excessivamente fria, já que isso poderá provocar um choque térmico no momento de deixar a sala e enfrentar o calor da rua.

Portanto, o ideal, é manter uma temperatura agradavelmente fresca, sem querer transformar o escritório numa “geladeira”.

Manter o ambiente ventilado

Mesmo nos locais que ficam boa parte do dia fechados em virtude do ar condicionado, é fundamental, preferencialmente na parte da manhã, reservar um período (antes de ligar o ar) para deixar as portas e janelas abertas no intuito de fazer o ar puro circular pelo ambiente.

Ambientes fechados facilitam a proliferação de vírus e bactérias, podendo prejudicar a saúde dos funcionários.

Ter uma garrafinha de água por perto

Para evitar de levantar a todo momento em direção ao filtro de água do escritório, é bastante válido ter uma garrafinha sempre ao alcance das mãos. Isso fará toda diferença para ingerir a quantidade de água adequada durante o dia.

Para as pessoas que trabalham na rua

Uso intensivo do protetor solar

No caso dos profissionais que trabalham a maior parte do dia na rua, como por exemplo, carteiros, office-boys, moto taxistas, motoristas, profissionais da construção civil etc, é fundamental intensificar o uso de protetor solar, espalhando-o pela pele pelo menos 3 vezes ao dia.

Utilizar roupas leves e com mangas

Outra medida essencial para que os trabalhadores mantenham a saúde durante o verão é priorizar o uso de roupas mais leves e com mangas, evitando que a pele fique excessivamente exposta aos raios solares.

Além disso, para os trabalhadores que desprendem maior esforço físico, é ainda mais necessário manter uma alimentação equilibrada e o corpo hidratado, evitando quedas de pressão e desidratação.

Sobretudo no caso de pessoas que trabalham em altura ou em ambientes mais quentes, é necessário fazer pequenos intervalos (em torno de 5 a 10 minutos) para renovar as energias, lavar o rosto e beber água.

No caso de qualquer desconforto físico, é indispensável comunicar imediatamente o encarregado, evitando riscos de acidentes.

Todas essas dicas de saúde para o verão certamente fazem toda diferença para que os trabalhadores de um modo geral consigam desempenhar suas atividades com muito mais disposição e segurança, mesmo nos dias mais quentes do ano.

Você está aqui: Home Categorias DDS Diversos Dicas de saúde para o verão