DDS Online

Cuidado com os olhos, Chico Distraído!

Chico Distraído chegou cedo para trabalhar e foi chamado para uma reunião. Era reunião da Segurança do Trabalho. Como é de praxe na empresa, toda semana eles realizam uma breve reunião para lembrar os colaboradores sobre a importância dos EPIs. E o tema escolhido por Zé Seguro, técnico de segurança do trabalho, foi o uso dos óculos de segurança.

Quando começou a falar, Zé Seguro perguntou quem usava os óculos corretamente. A maioria ergueu a mão, mas na prática ele sabia que poucos usavam. “É importante usar os óculos para evitar que substâncias e pedaços de materiais acabem entrando nos olhos”, explicou. “Vocês podem sofrer sérios problemas, desde queimaduras até a perfuração do globo ocular. É muito sério isso!”, completou.

E assim seguiu explicando sobre sua utilização e benefícios. Como ninguém tinha perguntas, foram liberados a voltar ao trabalho. Zé Seguro ficou feliz ao olhar para a fábrica, minutos depois da reunião, e ver que todos usavam os óculos.

O dia seguia tranquilo até que Zinho apareceu correndo em sua sala pedindo que fosse à fábrica porque havia acontecido um acidente com Chico Distraído. “Ele estava cortando uma lâmina e um pedaço pulou no olho dele”, contou Zinho. “Parece que os óculos dele caíram bem na hora”, disse.

Chico Distraído estava sentado no vestiário com os olhos vermelhos e lacrimejando. “Já saiu o cisco. Está tudo bem”, falou. “Foi só um pedacinho e já consegui tirar. Só está ardendo um pouco porque eu esfreguei tentando tirar”, completou. Ele foi levado ao médico do trabalho que constatou que nada ocorreu. Apenas uma pequena irritação por causa do ocorrido.

Quando viu que estava tudo bem, Zé Seguro foi falar com ele. “Chico, por que você estava sem óculos?”, perguntou. “Não falamos hoje de manhã sobre isso? Dos riscos de ficar sem óculos na fábrica? Você podia ter perdido a visão ou ter tido um problema muito sério!”.

Óculos de proteção

Ele então se defendeu. “Eu não estava sem óculos. Mas quando abaixei a cabeça e comecei a cortar, por causa da trepidação da máquina, ele caiu. E bem na hora saiu um cisco e caiu no meu olho”, falou. “Ele estava meio grande e solto no meu rosto, mas achei que não ia ter problema. por isso não falei nada. Nem dei muita atenção”.

“Chico, você sabe que os óculos precisam ajustar-se ao rosto sem aberturas. Senão o equipamento não é eficiente”, explicou o técnico. “Isso é muito perigoso. Você se safou por pouco, rapaz! Vamos lá trocar estes óculos agora e procurar um adequado a você”.

Foram até a sala dos EPIs e Chico começou a provar os óculos. “Chico, o que você está fazendo? Utilize as duas mãos para tirá-lo”, Zé seguro chamou a atenção. “Por quê? Sempre fiz assim”, comentou Chico. “Mas você é distraído mesmo, né, Chico? Assim você pode se machucar. Uma das hastes pode cutucar ou até perfurar seu olho. Fique esperto, rapaz!”, explicou Zé Seguro.

Chico então passou a segurar os óculos com as duas mãos para retirá-los até encontrar um na medida certa para seu rosto, pois não queria ter problemas novamente como o que aconteceu pela manhã.

Óculos são proteção para os olhos. Não deixe de usá-los. Há muitas coisas a serem apreciadas neste mundo para correr o risco de perder a visão. Cuide-se!

Você está aqui: Home Categorias DDS em Contos Cuidado com os olhos, Chico Distraído!