DDS Online

Ergonomia na construção civil?

Muitas vezes os trabalhadores se veem diante de tarefas que para serem realizadas precisam da utilização da força física. E, normalmente, essas tarefas são realizadas de forma incorreta, podendo ocasionar danos à saúde física desses trabalhadores. Então, como solucionar essa situação?

Existe um conceito, bastante conhecido atualmente, que preza pela qualidade de vida dos trabalhadores. Denomina-se Ergonomia, e pode ser caracterizado como:

A Ergonomia objetiva modificar os sistemas de trabalho para adequar a atividades nele existentes às características, habilidades e limitações das pessoas, com vistas ao seu desempenho eficiente, confortável e seguro.

Ou seja, a ergonomia propõe que, o trabalho deve se adequar ao trabalhador, e não o oposto. Dessa forma, a qualidade de vida e o bom desempenho estão garantidos.

Vejamos então, no setor da construção civil, como os trabalhadores podem executar as atividades de forma correta, sem causar danos à saúde.

• Levantamento de cargas: Manter a coluna vertebral em posição reta é essencial. Ao levantar a carga, siga o passo-a-passo abaixo:

Mantenha o dorso plano e a coluna vertebral reta, mantenha o busto erguido, fique de cócoras e apanhe a carga o mais perto possível do corpo, com os pés debaixo do objeto ou de cada lado do mesmo.

Lembre-se que, ao agachar para levantar algo pesado, você estará poupando sua coluna de executar um esforço muito acima do que é capaz de suportar.

• Carregamento no ombro ou nas costas: Aproveite o movimento de forma correta. Ao levantar a carga, posicione-se rapidamente debaixo dela. Dessa forma o esforço é minimizado.

No caso de trabalho contínuo, por exemplo, carregamento de sacos, a utilização de plataforma instalada a altura conveniente ajuda a minimizar os esforços.

Quando a carga estiver no chão, peça auxílio a outro trabalhador.

• Rolagem: Tome cuidado para não prender as mãos contra a parede, postes, passagens, etc. Mantenha as palmas das mãos sobre o cilindro.

Quando for o caso, utilize equipamentos apropriados para movimentar a carga. Por exemplo: carrinho de transporte.

• Como depositar cargas pesadas: Ao depositar uma carga pesada no chão, é imprescindível o uso de calços de altura suficiente, para evitar que mãos e/ou pés sejam esmagados. Além disso, essa precaução ajuda em um novo levantamento da carga.

• Trabalhos repetitivos: Muitas vezes os trabalhadores executam a mesma atividade por um longo período de tempo. Devido a esse fato, acabam deixando de prestar atenção nos próprios movimentos, o que pode se tornar um grave risco para a saúde.

Portanto, ao realizar uma tarefe a qual já esteja habituado, não vacile! Redobre sua atenção, entenda os movimentos que estão sendo realizados, preze pela sua saúde. Um simples descuido pode causar um grande problema!

Prevenção, como o próprio nome já diz, consiste no ato ou efeito de prevenir. Ou seja, dispor de antemão, tratar de evitar, impedir, etc. Segurança do trabalho é constituída sob esse conceito. A vida do trabalhador é o bem mais precioso que uma empresa possui. Sem ele, nada funciona.

Em vista disso, mantenha-se sempre vigilante. Ao menor sinal de que algo possa estar errado, comunique aos responsáveis, para que as medidas adequadas possam ser tomadas. E o problema, solucionado.

Não brinque com sua vida!

Você está aqui: Home Categorias Construção Civil Ergonomia na construção civil?