DDS Online

Qualidade de Vida no Trabalho: O Caso do Canteiro de Obras

Nos dias atuais ouve-se muito falar sobre Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), o que está diretamente relacionado à saúde do trabalhador, bem estar físico e mental, suas ações, seus hábitos de vida, seus relacionamentos sociais, isto é, ter Qualidade de Vida no Trabalho é obter um equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional.

Assim, podemos dizer que a QVT surge com o intuito de oferecer aos trabalhadores um ambiente favorável para o atendimento das suas necessidades e seu desenvolvimento integral (pessoal e profissional). Os fatores psicológicos, políticos, econômicos e sociais do trabalhador são levados em consideração.

O setor da construção civil é caracterizado por ser uma atividade que usa intensivamente mão de obra, não possui muita mecanização, possuir caráter nômade (ou seja, o trabalhador muda de obra sempre que uma termina), ter alta rotatividade dos operários e apresentar altos índices de acidentes de trabalho.

A QVT é aplicada na construção civil com o intuito de tornar os cargos mais satisfatórios e produtivos, promovendo a reformulação dos cargos e postos de trabalho, criando equipes de trabalho e melhorando o ambiente. Dessa forma os resultados serão observados na produtividade e satisfação dos trabalhadores. E de que forma a QVT é aplicada em um canteiro de obras?

Através da realização de exames médicos periódicos, como:

• Acuidade visual;

• Exame de audição;

• Exame de coração;

• Exame de pressão;

• Teste de diabetes;

• Hemograma (exame de sangue);

• Dentista;

• Avaliação da saúde mental.

Exames médicos têm o intuito de zelar pela boa qualidade de vida dos trabalhadores. Os mencionados acima são apenas alguns exemplos dos quais o trabalhador precisa realizar para que assegure seu bem estar. Não deixe de realizar os exames de forma recorrente.

Algumas empresas realizam campanhas nas quais todos os exames são realizados sem custo nenhum para o trabalhador. Aproveite essa oportunidade, se esse for o caso da sua empresa, e não deixe sua saúde para depois.

• É importante que alguns cuidados sejam tomados, como:

o Utilização de protetor solar, repondo-o várias vezes ao dia. Dessa forma, o trabalhador fica protegido da radiação ultravioleta e diminui as chances de desenvolver uma doença ou até mesmo um câncer de pele.

o Utilização dos EPI’s adequadamente.

o Realização de treinamentos. Trabalhador com conhecimento e atualizado é sempre mais produtivo e qualificado!

o Campanhas de vacinação são altamente importantes, pois em muitos casos são encontrados trabalhadores com a carteira de vacinação incompleta. Se esse for o seu caso, informe ao responsável pelo setor. Ele fará o encaminhamento correto para que a vacina seja ministrada.

• Palestras educativas também são bastante lucrativas, como:

o Palestra de Ergonomia: Onde o trabalhador vai aprender a lidar melhor com seu corpo, conhecer técnicas de alongamento para serem realizadas durante o período de trabalho, técnicas de relaxamento e vai entender porque é importante manter-se sempre na posição correta na realização de suas funções.

o Palestra sobre Tabagismo: Informações acerca dos malefícios do cigarro.

o Palestra sobre Alcoolismo: Informações acerca dos malefícios das bebidas alcoólicas e dos riscos de acidentes relacionados a pessoas que vão trabalhar sob efeito do álcool.

o Palestra sobre DST: Informações acerca das doenças e formas de prevenção.

o Palestra sobre Drogas: Informações acerca dos malefícios das drogas, assim como dos problemas de quem trabalha sob efeito delas.

• Incentivos aos trabalhadores como premiações aumentam a autoestima e, consequentemente, melhoram a produtividade na empresa.

• Disponibilidade de um psicólogo na empresa. É importante para os trabalhadores terem a oportunidade de lidar diretamente com um profissional específico da área da psicologia, para descobrirem qual a melhor forma de lidar com possíveis problemas que venham a existir, tanto no âmbito profissional quanto pessoal.

Observa-se assim que para que a QVT exista no ambiente de trabalho, são necessárias medidas de todos os âmbitos. É essencial que os trabalhadores se sintam bem, confiantes, saudáveis e bem dispostos para mais um dia de trabalho. Dignidade é um direito de todos!

Você está aqui: Home Categorias Construção Civil Qualidade de Vida no Trabalho: O Caso do Canteiro de Obras