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Como viver com as críticas no ambiente de trabalho?

O nosso DDS de hoje vai analisar o fator comportamental. É impossível em qualquer ambiente de trabalho, não haver conflitos e stress nos relacionamentos. Diga-se de passagem, que nós, como seres humanos mortais, temos a tendência inata de criticar, ver normalmente o lado negativo e pouco elogiar o lado positivo das pessoas. Apesar de ser um defeito humano, temos que trabalhar esse lado negativo, e aqui você verá algumas dicas interessantes.

TENHA EMPATIA: É uma palavra que muitas pessoas não sabem seu significado, mas quando compreende a plenitude do que ela representa, amiúde assimilam a realidade: é você se colocar no lugar da outra pessoa, ou seja, seja reflexivo: Gostaria de ser ofendido e ficar aborrecido com calúnias e termos depreciativos? Claro que não! ATITUDE DE EMPATIA!

FIQUE SABENDO: Alguns terapeutas comportamentais em suas consultas a casais com problemas conjugais dizem: Aprenda a observar como está seu parceiro em determinado momento: se está meio estressado e aborrecido com algum problema, fale pouco e respeite seus sentimentos! Fique calmo e evite discussões nesses momentos de tensão. ATITUDE DE BOM SENSO!

SIMILARMENTE: Como seres humanos, temos peculiarmente as mesmas características no trabalho: não é todo o dia que as pessoas estão bem humoradas e dispostas a brincar e conversar em função dos problemas do cotidiano: Percebeu que o colega naquele dia está fora do seu habitual, evite brincadeiras de mau gosto e aguarde o momento oportuno. Evite chamar atenção ou falar de defeitos na frente dos outros, é constrangedor! ATITUDE DE DISCRIÇÃO

APRENDA A QUEBRAR O GELO: Os problemas financeiros, doença, baixos salários e insatisfação profissional são frustrações que deixam muitos “para baixo”. No entanto, se esforce para ter boa autoestima e seja otimista. Quando for criticado por algum colega, “quebre o gelo”, com algumas risadinhas, mostrando que você não está se importando com isso, e consequentemente, o seu colega ficará muito sem graça. O famoso ditado popular é real, quando diz que o silêncio vale mais que mil palavras, não é verdade? ATITUDE DE FLEXIBILIDADE! Isso é quebrar o gelo.

FONTE SUPREMA: Além dos psicólogos e terapeutas que são fonte de conselhos profissionais, há uma fonte suprema que é referência em orientar, e estabelece uma base sólida. São dicas profissionais para relações interpessoais, contidas na Bíblia:

▪ Provérbios 12:18: “Existe aquele que fala irrefletidamente como que com as estocadas duma espada.” As palavras podem ferir e ofender, e perdendo a calma, é quase certo que dirá palavras para arrepender depois.

▪ Provérbios 29:11, “O tolo mostra toda a sua raiva, mas quem é sensato se cala e a domina.” Sem dúvida, perder a calma só vai fazer você parecer tolo.

▪ Provérbios 14:30: “O coração calmo é a vida do organismo”. Realmente, o estressado normamente tem problemas cardíacos e de hipertensão.

Percebeu como a Bíblia contém conselhos úteis e práticos para o controle de nossos impulsos! Conhecendo essas dicas e praticando, seu ambiente de trabalho será tranquilo e sua autoestima elevada.

Gostou das dicas? O DDS online sempre tem temas variados segundo as suas necessidades! Percebeu como é possível absorver as críticas sem se estressar e assim manter um ambiente agradável e produtivo? Então, ação, ótimo ambiente de trabalho para vocês e sucesso!

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