DDS Online

Qual a melhor técnica para falar em público? Dicas valiosas

Neste DDS motivacional, vamos interagir e refletir sobre um tema que tem tirado o sono de muitos técnicos de segurança, supervisores e gerentes: quem terá a missão de apresentar uma palestra em público? Podendo ser uma palestra rápida de segurança ou mesmo uma reunião relevante que, com um público maior, exigirá um desafio de vencer esse vilão emocional: o medo de falar em público!

SABIA QUE: O melhor recurso ou a melhor técnica para falar em público é aquela com a qual você é você, falando do seu jeito sem imitar esse ou aquele orador? Há alguns oradores que optam por se apoiar em esboços, ou pequenos resumos para auxílio à memória.

Já alguns preferem memorizar algumas ideias básicas do tema, assim, ficam à vontade para desenvolver o assunto. O ideal é conhecer bem o assunto e explanar aos ouvintes naturalmente, sem decoreba.

Dicas e Técnicas de ApresentaçãoATENÇÃO: Mas, veja que embora, decorar não seja a melhor técnica de falar em público, há pessoas que com uma memória de elefante, conseguem decorar grandes textos e não se perdem.

PORÉM: A desvantagem dessa alternativa é o orador ficar muito monótono, perde a naturalidade em expor suas ideias, falando num ritmo acelerado, deixando de lado sua espontaneidade. Entretanto, não é recomendável utilizar essa técnica, pois, você, pode se perder e dar “um branco!”.

OUTRA DICA: Ao se preparar para uma apresentação em público, evite excesso de informações. Recomenda-se dividir o texto em tópicos ou ideias, pois assim, você falará de um assunto específico e não ficará “aquela salada de frutas”. Para isso é necessário estar PREPARADO, conhecer o tema e falar de maneira pausada, com voz alta, clara e com os olhos na plateia.

FIQUE SABENDO: Como não há um método perfeito de falar em público, recomendo algumas dicas úteis e práticas para você ficar mais tranquilo e falar naturalmente:

  1. Prepare-se com antecedência: Tenham em mente os tópicos, evite decoreba;
  2. Esteja bem vestido à ocasião; eleva a autoestima e transmite confiança;
  3. Comece falando com os olhos na plateia, oscilando seu olhar a todos os presentes;
  4. Use gestos naturais, como expressão corporal e naturalmente, sem forçar;
  5. Respire fundo antes de falar, controle sua respiração para não ficar ofegando;
  6. Fale pausadamente; tenha o hábito de treinar na frente de um espelho em casa; pois assim você se policia, fazendo ajustes na visualização;
  7. Se ficar nervoso lembre-se que é normal e aprenda a conviver com isso. Como macete, olhe para os ouvintes e faça uma pergunta a alguém, como, o que acha disso? Alguém aqui imagina o que seja isso ou aquilo? Aproveite esse espaço e respire fundo e mantenha o sorriso aberto, para não perder o contato visual, ok?
  8. DICA RELEVANTE: Seja versátil, usando o poder das ilustrações para manter os ouvintes atentos e não cochilar, achando sua palestra vazia e sem graça! Porém, uma dica é usar ilustrações simples, não muito prolongadas e com uma moral da história, para deixar os ouvintes curiosos e atentos em você!

E então, caro leitor, percebeu que falar em público não é um bicho papão, como dizem? A tendência é que você ficará cada vez mais e mais confiante! Treine, treine e treine, esse é o diferencial da apresentação. Abraço e sucesso em suas palestras!

Colunista: Marcos Paixão Lemos - Experiência como orador público espiritual há 15 anos

Você está aqui: Home Categorias DDS Motivacional Qual a melhor técnica para falar em público? Dicas valiosas