DDS Online

Colaborador, cuide bem da sua saúde financeira!

Este DDS Autoral foi escrito por: Aurelino Peixoto

A definição básica de saúde é não só uma ausência de doença, mas sim, um estado pleno de bem estar físico, mental e social. E dentre os diversos subgrupos desses ciclos, devemos também dar atenção à situação financeira do indivíduo. A forma com que usufruímos esse recurso é de grande importância para o nosso bem estar. É cada vez mais crescente o número de empresas que começam a se preocupar não só com o ambiente de trabalho e a saúde de seus colaboradores, mas também com a saúde financeira de cada um. Ter um equilíbrio financeiro pessoal é tão importante quanto ter uma boa alimentação ou praticar atividades físicas, por exemplo.

Se você está bem financeiramente, parabéns, você faz parte de um grupo seleto que consegue esse equilíbrio. Mas se você está do outro lado, a sua vida certamente não será tranquila: Insônia, preocupação, ansiedade, baixa produtividade no trabalho, sensação de incapacidade e fracasso são alguns dos sintomas de uma pessoa que passa por dificuldades financeiras. Isso acontece, porque o dinheiro está diretamente ligado à nossa vida, seja ela pessoal, familiar ou profissional. Comprar por impulso ou o consumismo exagerado podem ser fatores decisivos para sua vida financeira.

Prever tudo na ponta do lápis a curto e longo prazo pode não ser uma das tarefas mais agradáveis. Mas é algo que você deve encarar como uma obrigação que não deverá ser adiada e que toda a família deverá participar (defina um dia e hora da semana para esse fim). Existem as mais diversas formas de ter um controle financeiro eficaz, que vão desde a utilização de um simples caderno até planilhas eletrônicas e programas específicos. O importante é ter o compromisso de registrar todos os seus recebimentos e gastos a curto e longo prazo.

Muitas pessoas alegam que passam dificuldades financeiras ou não conseguem poupar porque não ganham tão bem assim. O que é um mito! Essas mesmas pessoas se tiverem um aumento em seus ganhos, tendem a aumentar seus gastos na mesma proporção ou superior a elas. É fundamental predefinir quanto do seu orçamento será gasto com educação, alimentação, lazer, transporte e demais necessidades. Com essa projeção, manter seu orçamento dentro do previsto poderá ser mais fácil. Mas lembre-se, é importante prever despesas anuais (IPVA, matrículas e seguros) e reservas para a poupança. Elas também ajudarão a evitar surpresas no orçamento. Algumas pessoas costumam diluir essas despesas anuais nos doze meses, assim, na época do seu vencimento, já terá o dinheiro em mãos e poderá obter bons descontos.

Para ter um padrão de vida adequado às suas condições financeiras é bom colocar em prática 9 dicas:

1 – Gaste menos do que ganha, e saiba poupar;

2 – Viva uma vida equilibrada sem querer impressionar os outros;

3 - Faça contas sempre antes de fazer uma compra. Elabore uma planilha de receitas e despesas e coloque ali cada centavo que receber e cada centavo que gastar. Nenhum dinheiro deverá ficar fora deste balancete;

4 – Coloque a educação financeira como um princípio de vida;

5 – Estabeleça objetivos e planeje a forma e quando irá realiza-los;

6 - Dê preferências às compras a vista, elas podem oferecer descontos interessantes;

7 - Pague suas contas em dias. Evite juros! Eles só são bons se for a seu favor;

8 - Não atrase as contas com dinheiro em poupança. Os juros pagos são sempre maiores que os juros recebidos;

9 – Não esqueça que você terá que pagar a fatura do seu cartão de crédito, portanto não compre nada que não esteja no seu orçamento;

Nossa sociedade cada dia mais impulsiona as pessoas gastarem sem analisar seu orçamento mensal. Cartões de crédito, financiamentos, parcelamentos, consignados em folha, estão cada vez mais atrativos com as novas políticas de juros do governo, mas será que nós brasileiros estamos preparados para usufruir desses recursos? Será que já somos educados financeiramente para essa nova realidade?

Para enviar seu DDS Autoral entre em contato conosco por email.

Você está aqui: Home Categorias DDS Motivacional Colaborador, cuide bem da sua saúde financeira!