DDS Online

As normas regulamentadoras e os sistemas de gestão

Você provavelmente já ouviu falar na OHSAS 18001. Trata-se de uma norma internacional, como a ISO 9000 ou ISO 14000 que rege os sistemas de gestão da saúde e segurança ocupacional.

Todas essas normas internacionais, cada uma na sua área de atuação, apresentam metodologias muito próximas, que servem para ajudar as empresas a atingirem a tão sonhada certificação.

Caso não saiba, a ISO 9000 certifica em Gestão da Qualidade e a ISO 14000 certifica em Gestão Ambiental.

O interessante, e é o que eu quero chamar a atenção nesse artigo é sobre a metodologia comum a esses normas, e atentar para a questão do controle de documentos.

Segundo a Wikipedia, as etapas da OHSAS são:

1) O desenvolvimento da política.

2) O planejamento, que inclui as sub-etapas de: - identificação de perigos; - avaliação dos riscos; - determinação dos controles; - apontamento dos requisitos legais;

3) Implementação e operação - definição dos recursos, atribuições das funções, responsabilidades, prestação de contas e de autoridades; - definição do quadro de competências, treinamento e conscientização; - comunicação (disseminação das informações), definição da participação e consulta aos empregados nas etapas; - definição da documentação necessária para inspeções e para execução das ações de SSO; - Preparação e resposta a emergências;

4) Verificação e controle - monitoramento e medição do desempenho; - avaliação do atendimento a requisitos legais (e outros); - investigação (incidentes, não-conformidades, ações preventivas e corretivas); - controle de registros; - auditoria interna;

5) Análise crítica pela direção

Como pode ser observado na etapa 3, a organização deve manter rigoroso controle da documentação necessária. E na etapa 4 temos a avaliação de atendimentos a requisitos legais.

Logo, é necessário que as empresas que desejam evoluir na sua gestão da segurança e saúde ocupacional tenham um controle preciso do estado da arte das normas regulamentadoras. É necessário conhecer em detalhe os requisitos das normas e aplicá-las com sabedoria.

Uma boa forma de manter-se por dentro das normas regulamentadoras bem como conhecer suas exigências é acompanhando o site NR Simples, que possui uma metologia moderna e exclusiva, focada em vídeos, com mapas mentais e apostilas digitais.

Se sua empresa pretende conseguir uma certificação OHSAS ou se deseja simplesmente melhorar sua gestão de SST, o site NR Simples é ferramenta indispensável.

Você está aqui: Home Categorias Artigos As normas regulamentadoras e os sistemas de gestão