DDS Online

MEU CUIDADO GENUÍNO COM O PLANETA: SUSTENTÁVEL?

 

MEU CUIDADO GENUÍNO COM O PLANETA:  SUSTENTÁVEL?

 

         Caros leitores do DDS ONLINE, esse DDS ambiental é especial, porque que vou abordar um tema de alta magnitude. O dia mundial do meio ambiente, 05 de Junho já passou, mas e aí? Comemoramos com muito carinho, entretanto, todo dia é dia de respeitar e valorizar nosso querido planeta, não é verdade?

 

         Embora já tenhamos celebrado esse dia tão relevante para o Planeta, vamos aqui reavaliar o que temos feito de positivo, ou seja, como está meu cuidado genuíno onde moro e no meu trabalho? Sustentável ou não? Vamos meditar como o ser humano pode de forma sustentável cuidar do planeta, como seu próprio lar, seu doce lar! Sabia que a palavra ecologia, vem do grego, Ekos=Casa,+Logia= Estudo, ou seja, estudo da casa ou do meio ambiente? Saber que o planeta cuida de nós de forma genuína e não podemos retribuir da mesma forma?

 

SABIA QUE: Como diz o ditado, ”cada cabeça, uma sentença”... As pessoas têm diferentes visões de meio ambiente.  Durante um bom tempo, supunha-se que o meio ambiente consistia apenas nas coisas físicas da natureza, como a fauna, a flora, corpos hídricos e tudo aquilo que estava inserido em seu estado natural (visão natural).

 

Como não há unanimidade em tudo, o que é peculiar no ser - humano, um contingente de pessoas alegam que meio ambiente é tudo aquilo que se encontra em nossas adjacências e que a natureza visa unicamente nos servir com seus recursos naturais. Esses sugadores, digamos assim, imaginam que meio ambiente é um fornecedor apenas de matéria-prima e energia, cuja reserva extrai-se o nosso sustento (visão consumista).

 

 

 

O PLANETA NÃO CUIDA DE NÓS? Imagine quantos benefícios o meio ambiente nos oferece? Quando paramos e meditamos, veja quanto benefícios, o planeta nos fornece de graça! Exemplos: Durante um dia muito quente, imagina uma árvore bem fresquinha, ar puro e sombra abundante! O sol que nos fornece energia limpa e aquece água no tempo de inverno?Imagine você correndo e muito cansado, quase esgotado de sede, e chegando próximo duma nascente, bebe água cristalina e fresquinha? Veja como o planeta cuida com carinho de você! Imagine perto de sua casa, com vegetação abundante e aquele ar puro e sensação de frescor? Valoriza essas dádivas da natureza?

 

 

 

Ação não gera reação? : Não diz a lei da física que toda ação gera uma reação? Será que no meio ambiente esse processo também ocorre em suas ações no dia a dia? Se você descartar lixo em algum rio ou bueiro... Que poderá ocorrer com o peixe que tu mesmo pescaste?  E na época chuvosa, como ficarão os bueiros? Veja que existe uma relação de nosso comportamento sobre a fauna e a flora, cujas conseqüências poderão ser positivas ou negativas nesse contexto, você já refletiu nisso?

 

 

 

Pense na mata ciliar que protege os rios; não fornecem água para as pessoas? Ora quando falamos em respeitar e valorizar o verde, não se subentende que existe um vínculo da água consumida da torneira de sua casa, não é verdade?

 

 

 

Pense na vida marinha... Não proporciona renda aos pescadores? Você não acha que o lixo descartado de forma irresponsável nos mares não trará conseqüências aos peixes que consumimos e que compramos no supermercado?Já viu peixe morto com detritos de plásticos no estômago? Meu cuidado genuíno com o planeta como está? Sustentável?

 

 

 

 Quando você descarta de forma irresponsável lixo em lote vago?  Em vez de serem destinados aos aterros sanitários, não vão gerar vetores com doenças e o risco de contaminar solo e lençol freático? Quem sofreria com esses impactos?

 

 

 

REFLEXÃO:  Pare...pense no impacto de  suas atitudes  ao meio ambiente. O plástico, por exemplo, leva em média 300 anos para se decompor na natureza. Imagine a quantidade de plástico que beneficia famílias que trabalham numa associação! Você separa o plástico, papel e alumínio para a reciclagem? Sua atitude determina como está seu cuidado genuíno com o meio ambiente. Sustentável? PENSE GLOBALMENTE... MAS? AJA LOCALMENTE!

Você está aqui: Home Categorias Artigos MEU CUIDADO GENUÍNO COM O PLANETA: SUSTENTÁVEL?