DDS Online

Conheça os sintomas das alergias alimentares

A alergia alimentar é uma reação indesejável, uma hipersensibilidade ou uma resposta anormal do sistema imunológico após a ingestão de certos alimentos. Alguns alimentos tem em sua composição substâncias que desencadeiam alergias, sendo assim, quando ingerimos tais alimentos temos reações alérgicas, pois ingerimos quantidades maiores do que nosso corpo suporta da substância.

Para você ter a reação alérgica é necessário que você já tenha tido contato anteriormente com o alérgeno (substância a que você tem alergia) para que o sistema imunológico possa desenvolver anticorpos contra ele. Então, na próxima vez que você entrar em contato com o alimento é que seu corpo irá reagir, desencadeando a alergia.

Além da alergia alimentar existe outra forma de reação causada por alimentos: a intolerância alimentar. A mais comum das duas é a intolerância alimentar, apesar das alergias serem as mais graves.

A intolerância alimentar não envolve o sistema imunológico. Normalmente, a intolerância alimentar ocorre quando há falta ou deficiência de alguma enzima o que dificulta a digestão de algum tipo de alimento. Dentre os principais exemplos de intolerância, estão intolerância à lactose, síndrome de intestino irritável e azia. Entre os sintomas da intolerância alimentar, destacam-se: gases, diarreia ou constipação, problemas no crescimento e irritabilidade.

Os sintomas da alergia alimentar são: enxaqueca, cansaço, fadiga, pânico, irritabilidade, depressão, formigamento nos lábios, dificuldade de respirar, câimbras abdominais e vômitos.

Pode ser difícil encontrar qual o alimento responsável pela alergia ou intolerância. Em um primeiro momento, parece ser fácil, mas nem sempre é. Em certas situações a alergia é com algum tempero. Existem algumas coisas que devem ser observadas para poder identificar mais facilmente a razão da alergia:

• Quando ocorre a reação?

• Os sintomas aparecerem depois de comer algum tipo específico de alimento?

• O que mais foi ingerido além de tal alimento?

• Alguém mais teve os sintomas?

Não há tratamento “total” da alergia, mas o que se pode, e deve, fazer é evitar o alimento, ou encontrar substitutos. Certos alimentos podem ser difíceis de evitar, como leite e amendoim. Por isso é muito importante sempre procurar um médico, pois somente ele pode receitar uma saída para esta situação. Já existem medicamentos que podem diminuir alguns tipos de reações alérgicas.

Entre os fatores de risco para o desenvolvimento da alergia alimentar estão a hereditariedade, sistema imune imaturo e flora intestinal não desenvolvida certamente. A herança genética é a principal causa do aparecimento das alergias alimentares: filhos de pais alérgicos tem muito mais chances de também desenvolverem a alergia. Sendo assim, tudo que se tem a fazer é ficar atento aos sintomas, e caso apareçam, tentar identificar qual o alimento ou tempero que desencadeou tal alergia.

Você está aqui: Home Categorias Alimentação Conheça os sintomas das alergias alimentares