DDS Online

Entenda como ocorrem as intoxicações por agrotóxicos

Agrotóxicos são produtos químicos que são utilizados pelos agricultores para combater pragas em suas plantações. Pesticidas, biocidas, praguicidas, defensivos agrícolas e agroquímicos são outros nomes dados aos agrotóxicos.

O número de casos relatados de intoxicações e envenenamentos no Brasil e no mundo vem aumentando nos últimos anos. Isso se deve ao fato de que o uso abusivo dessas substâncias químicas tem se tornado cada vez mais frequente, acompanhadas da falta de cuidados e preocupações com relação ao uso dessas mesmas substâncias, deixando as pessoas cada vez mais expostas a problemas de saúde. E como esses alimentos são distribuídos para todo o país, e em alguns casos para todo o mundo, acaba ocorrendo uma infecção generalizada. Há de se dizer que os casos de intoxicação ainda são subnotificados (não se tem conhecimento de todos os casos que realmente acontecem).

Os agrotóxicos são utilizados na agricultura para controlar insetos, fungos, ácaros e ervas daninhas. Pode se intoxicar através da ingestão, aspiração, introdução acidental ou não no organismo, contato direto através da aplicação, ou no contato indireto através da contaminação da água ou de algum alimento ingerido.

As intoxicações podem ser dividas em dois grupos de acordo com o tempo de ocorrência: intoxicações agudas (até 24 horas do acidente), intoxicações sub-agudas (os primeiros dias depois do acidente), intoxicações sub-crônicas (até um mês depois do acidente) e intoxicações crônicas. Os efeitos são divididos de maneiras parecidas: efeitos agudas (efeitos sentidos logo após o contato) e efeitos crônicos (efeito sentidos semanas ou até mesmo anos após o contato).

Os sintomas das intoxicações agudas são: náuseas, vômitos, sudorese e salivação excessiva, diarreia, desorientação, dificuldade respiratória e podendo chegar até coma e morte. Os sintomas da intoxicação crônica são: distúrbios comportamentais como ansiedade, irritabilidade, depressão, dores de cabeça, alteração do sono e da atenção, cansaço e formigamentos pelo corpo.

Algumas medidas podem ser tomadas visando a prevenção de acidentes com agrotóxicos:

o Comprar agrotóxico somente com a presença de receita agronômica;

o Ler e seguir rigorosamente as recomendações do rótulo;

o Não fumar, beber ou comer enquanto estiver manuseando agrotóxicos;

o Lavar as roupas de trabalho e equipamentos de uso diário após o trabalho;

o Após o trabalho, tomar banho com água corrente e sabão;

o Não carregar nem armazenar agrotóxicos junto com alimentos;

o Não utilizar utensílios domésticos na mistura de agrotóxicos;

o Crianças, gestantes e mulheres que estão amamentando não podem ter contato com agrotóxicos;

o Sempre utilizar equipamento protetor ao manusear agrotóxicos: máscara, óculos, luvas, chapéu, botas, avental, camisa de manga comprida e calça comprida.

Você está aqui: Home Categorias Alimentação Entenda como ocorrem as intoxicações por agrotóxicos