DDS Online

Ter uma dieta balanceada é o segredo para se prevenir contra a anemia

A anemia pode ser definida como uma doença que afeta a produção de hemoglobina, fazendo com que diminua sua quantidade no sangue. A hemoglobina é que da a cor vermelha aos glóbulos vermelhos (uma das substâncias que compõem o sangue) e sua função é de extrema importância: transportar o oxigênio dos pulmões para o resto do corpo. A anemia pode ser considerada uma síndrome, visto que seus sintomas vão se agravando com o tempo, e existem inúmeras causas para ela.

A causa mais comum para a anemia é a falta de ferro na dieta, substância que é usada para a produção da hemoglobina. Existem outros tipos de anemia, porém esta é a mais comum em todo o mundo. A classificação da anemia será dada de acordo com a maneira que ela se apresenta.

O grupo mais afetado pela doença é composto por crianças, mulheres grávidas, mulheres que estão amamentando, meninas adolescentes e mulheres adultas em fase de reprodução, mas homens adolescentes, adultos e idosos também podem ser afetados por esse distúrbio.

Como dito acima, a anemia é caracterizada pela deficiência na produção de hemoglobina, que tem como papel transportar oxigênio para as células de todo o corpo. Com a diminuição dessas hemoglobinas, menos oxigênio chegará, e as consequências disso irão se refletir na forma de cansaço, queda da pressão, tonteira, desmaios contínuos, ataque cardíaco, suor excessivo, ansiedade, falta de apetite e fraqueza.

Além desses sintomas, nos casos mais graves também pode ser notado uma dificuldade para respirar durante a prática de esforços físicos ou até mesmo problemas no coração. Se não for tratada, a anemia pode levar sua vítima à morte.

A anemia pode ser aguda ou crônica. Na anemia aguda ocorre uma perda de sangue do sistema circulatório. Ocorre perda de até 10% do volume de sangue. Perdas entre 10 e 20% causam tonturas e desmaios. Nas perdas acima de 20% há riscos taquicardia, extremidades frias, palidez, e hipotensão, depois choque; se a perda ultrapassar 30%, sem ocorrer reposição de sangue, o choque torna-se rapidamente irreversível e mortal. Nas anemias crônicas não há baixa do volume sanguíneo, mas sim aumento da quantidade de plasma (outro componente do sangue). A falta de hemoglobina causa a perda da cor vermelha do sangue, fazendo com que o paciente fique pálido, e ocorre também falta de oxigênio em todos os órgãos já que não haverão mais hemoglobinas para trazer oxigênio, com os sinais clínicos que daí decorrem.

A anemia pode ser detectada através de um hemograma, exame que medirá a quantidade de hemoglobinas em seu corpo, podendo assim detectar uma diminuição da quantidade de equilíbrio, caracterizando anemia. As formas de se prevenir anemia é ter uma dieta balanceada em ferro, folato e vitamina B12, basicamente. A ingestão de vitamina C também é importante, visto que ela ajuda a absorção do folato (ácido fólico) pelo corpo.

Você está aqui: Home Categorias Alimentação Ter uma dieta balanceada é o segredo para se prevenir contra a anemia