Temas para DDS em Categorias

Motivação pessoal tem tudo a ver com o tipo de temperamento. Você conhece o seu?

Uma empresa é formada por diversas pessoas e cada uma delas tem um temperamento diferente, tornando o ambiente de fácil harmonia ou de difícil comunicação. O temperamento de cada uma influencia tudo quanto cada um faz.

O temperamento influencia desde os hábitos de sono, estudo, estilo de alimentação e até a maneira como você se relaciona com outras pessoas. Humanamente falando, não existe outra influência em sua vida que seja mais poderosa que seu temperamento ou a combinação deles. Eis por que é tão essencial conhecer seu temperamento e ser capaz de analisar os temperamentos de seus semelhantes, não a fim de condená-los, mas para que você possa maximizar seus potenciais e capacitá-los a fazer o mesmo.

Mas afinal, o que é esse tal temperamento?

O temperamento é a combinação de características que herdamos de nossos pais. Ninguém sabe onde reside o temperamento, mas é um lugar da mente ou do centro emocional. Essas características se combinam com outras características humanas para produzirem nossa formação fundamental. A maioria das pessoas tem mais consciência de sua expressão do que de sua função.

É o temperamento de uma pessoa que a torna extrovertida e de boas relações com o próximo, ou envergonhada e introvertida.

Naturalmente, o temperamento não é a única influência sobre a nossa conduta. A vida doméstica, o treinamento, a educação e a motivação, por igual modo, exercem poderosas influências sobre as nossas ações por toda a vida.

O caráter é próprio de você. É o resultado de nosso temperamento natural modificado pelo treinamento recebido durante a infância, pela educação, pelas atitudes básicas, pelas crenças, pelos princípios e pelas motivações.

A personalidade é a nossa expressão exterior, que pode ser ou não a mesma coisa que o nosso caráter, dependendo de quão genuínos nós somos.

Existem quatro tipos de temperamentos, cada tipo tem tanto pontos fortes quanto fracos, que são uma parte distinta de sua formação por toda a vida.

Sanguíneo – é uma pessoa calorosa, animada, viva e de fácil convivência. Receptivo por natureza, as impressões externas encontram facilmente o caminho de seu coração, onde causam uma reação explosiva. Sentimentos, em vez de pensamentos reflexivos, predominam para formar suas decisões.

Colérico – é uma pessoa quente, rápida, ativa, prática, dotada de vontade forte, autossuficiente e muito independente. Tende a mostrar-se decisivo e dotado de opiniões fortes, achando fácil tomar decisões tanto por si mesmo como em lugar de outras pessoas.

Melancólico – é o mais rico de todos os temperamentos. Ele é do tipo analítico, que se sacrifica, perfeccionista, dotado de uma natureza emocional muito sensível. Ninguém obtém maior prazer das belas artes do que o indivíduo de tendência melancólica.

Fleumático – é o indivíduo calmo, sem tensões, que nunca se perturba ou se torna irado. É o tipo de pessoa com quem é mais fácil caminhar junto, e, por natureza, é o mais fácil de todos os temperamentos para relacionar-se.

Agora que você já conhece o porquê do comportamento das pessoas e os tipos de temperamentos, identifique o seu de seus companheiros de trabalho e maximize o potencial de cada um para formar uma grande equipe, respeitando os limites e comportamento de cada um deles e valorizando o que cada um tem de melhor.


Clique e conheça o Kit Essencial de Sst
Você está aqui: Home Categorias Administração e Escritório Motivação pessoal tem tudo a ver com o tipo de temperamento. Você conhece o seu?