Temas para DDS em Categorias

Entenda mais sobre a importância da COLETA SELETIVA

Enfrentamos hoje uma problemática ambiental que afeta a população mundial, é a questão da geração exacerbada do lixo nas grandes cidades e em muitos lugares sem tratamento ou dispostos em ambientes inadequados, como no caso de lixões.

Estima-se que hoje em São Paulo (Região Metropolitana) a geração é de 15 mil toneladas/dia, cada cidadão gera em média de 1 a 1,5kg de lixo por dia, número que vem aumentando por diversos fatores, entre eles:

- Aumento da população mundial;

- Mudança de classe social;

- Marketing;

- Consumerismo;

- Maior consumo de itens de tecnologia (informática e eletrônicos).

Faça o download desse tema em um formato já preparado para imprimir

Esses resíduos são classificados em orgânicos e inorgânicos. Os resíduos orgânicos como há muito tempo nossas avós faziam, pode ser transformado em adubo, inclusive doméstico para quem tem horta em casa. Os resíduos inorgânicos podem ser encaminhados para a reciclagem.

Uma das soluções propostas para essa problemática é a Coleta Seletiva, que consiste na separação dos resíduos secos, ou seja, os inorgânicos. Importante: devem estar limpos e secos. Essa iniciativa pode ser desenvolvida em casa, escola e na empresa.

As pessoas devem ser orientadas para separar corretamente os materiais que serão usados na reciclagem, e entender o porquê e para que estão participando dessa iniciativa. Os resultados devem ser compartilhados com todos os envolvidos, colocados em painéis ou sites. As embalagens dos produtos também podem incentivar a reciclagem, possibilitando a melhor imagem da empresa e/ou projeto.

Na maior parte dos programas adotados por empresas vimos a adoção das quatro principais cores, mais utilizadas: Azul papel, Vermelho plástico, Verde vidro e Amarelo alumínio. Mas, essas cores não são aleatórias e devem ser respeitadas.

A resolução CONAMA nº 275/01 em seu artigo 1º estabelece o código de cores para os diferentes tipos de resíduos, a ser adotado na identificação de coletores e transportadores, bem como nas campanhas informativas para a coleta seletiva.

Além das quatro principais cores a resolução traz cores para outros tipos de resíduos: Preto madeira, Branco resíduo de serviço de saúde, Marrom orgânico, Laranja resíduos perigosos, Roxo radioativo e Cinza resíduo geral não reciclável ou misturado, ou contaminado não passível de separação.

Após adotar esse programa, implantar e conscientizar a população, é necessário se preocupar com a destinação correta desses resíduos, pois muitos projetos não tem sucesso por falta de atenção a essa etapa. Conheça os pontos de recebimento de sua cidade, que pode ser a prefeitura, ONG´s, associações, cooperativas, atelier e outros que podem existir próximo ao local da geração.

A iniciativa gera um ganho ambiental muito grande, pois reduz o volume de resíduos lançados nos aterros sanitários, evitando a poluição do ar, gera a educação ambiental com a quebra de paradigmas e novos hábitos, evita a possibilidade de multas e ainda há a possibilidade de vender ou trocar esses resíduos com um programa chamado Bolsa de Resíduos, onde os resíduos podem ser vendidos a outras empresas ou trocado, caso seja de interesse comercial para as empresas.

Visto que, há diversas possibilidades de diminuir os impactos ambientais, cabe a sociedade com o poder público tornar essas ações mais efetivas e constantes para diminuir os transtornos que são causados pela geração de resíduos que é inevitável, porém é controlável e com isso ter um equilíbrio ambiental e uma qualidade de vida para todos.

Faça o download desse tema em um formato já preparado para imprimir

Obrigado por comentar.

Comentários   

 
Valdemir
0 #1 Valdemir 06-06-2013 15:10
Tema ótimo, parabens